Início » Content » Cidadania
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Cidadania

ParáPaz Cidadania - atenção itinerante de qualidade à população mais carente

O ParáPaz Cidadania é um programa da Fundação ParáPaz criado para atender os cidadãos mais carentes dos 144 municípios do Estado do Pará com serviços essenciais como emissão de documentos e atendimentos médicos especializados, de alta e baixa complexidade, com o objetivo de potencializá-los com serviços itinerantes.

As ações, que abrangem principalmente as regiões de integração do Pará, têm como maiores demandas a emissão de documentos e os serviços itinerantes de saúde, indispensáveis para que a pessoa exerça sua cidadania com dignidade. A iniciativa possibilita o acesso à 1ª e 2ª via de documentos como Registro Geral (RG) , Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Registro Civil (certidão de nascimento), certidão de óbito e atendimento jurídico, entre outros.

Os serviços de saúde são marca importante do programa. Paralelamente às ações de cidadania, já foram realizadas milhares de ações em parceria com a Secretaria de saúde (Sespa), proporcionando consultas médicas através de unidades móveis climatizadas e adaptadas para este atendimento. 

Suas ações são articuladas entre secretarias de governo e entidades de justiça. Elas iniciam após a identificação das áreas por meio de dados estatísticos; identificação das localidades e áreas para a realização das ações; articulação com os potenciais parceiros e definição de plano de trabalho a cada um dos entes envolvidos no processo; articulação com lideranças comunitárias e políticas locais; reunião de sensibilização e execução das atividades propriamente ditas. 

Atualmente, para este programa, a Fundação ParáPaz conta com o apoio das Secretarias Estaduais como de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Saúde Pública (Sespa), além da Defensoria Pública (DP/PA),  Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ/PA) e Prodepa.

Atendimentos

De março a dezembro de 2019, a Fundação ParáPaz realizou 27 ações itinerantes em 20 municípios, 16 municípios do interior do Estado.
Em 2020, foram realizadas 16 ações de cidadania no período de janeiro a agosto, passando por 9 municípios paraenses, somando  mais de 70 mil atendimentos gratuitos à população.