Início >> Noticia >> Festival de dança consagra trabalho da Fundação Pro Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Festival de dança consagra trabalho da Fundação Pro Paz

sexta-feira, 8 Dezembro, 2017

Izabela Jatene, Jorge Bittencourt com o grupo 'Caminhos' em noite de Dança Pará. Foto: Macio Ferreira.

O ballet Caminhos, formado por ex-alunos da Fundação Pro Paz, conquistou o primeiro lugar em duas categorias na modalidade "Dança Contemporânea", do 26º Festival Dança Pará, que ocorreu entre os dias 2 e 8 dezembro. No último dia de apresentações, o grupo venceu no Solo Masculino e na apresentação em Conjunto Adulto.

 

"É o terceiro ano que participamos do festival. Vencer este ano nas principais categorias só reforça que o trabalho que estamos desenvolvendo está dando resultados positivos", disse Diego Jacques, coreógrafo do “Caminhos”.

 

Na sexta-feira, 8, o encerramento reuniu diversos grupos de dança, coreógrafos e familiares dos participantes. O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, e a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, estiveram presentes no evento e receberam uma homenagem.

 

"É gratificante ver os nossos alunos, que cresceram no pólo UFPA, alcançando voos tão bonitos. A palavra é desafio. Desafio para eles e para nós, pois o trabalho continua em 2018 em prol do fortalecimento da cultura", disse Izabela Jatene, ao destacar a importância da valorização da cultura e da arte como promotores da cultura de paz.

 

Performance - A apresentação vencedora traz uma reflexão a respeito da preservação ambiental. Diego Jacques conta que ela foi inspirada em um dia de ensaio. "Um dia estávamos ensaiando e vimos um morador ateando fogo no mato. Aquilo nos gerou um debate e a partir daí pensamos em uma performance que refletisse a temática do meio ambiente, que é tão urgente", relembra o coreógrafo.

 

"O trabalho que a Fundação Pro Paz vem realizando visa promover a cultura de paz por meio da arte; e esses bailarinos são filhos deste processo. O sentimento é de fortalecimento desta integração entre familiares, alunos e profissionais da Fundação", destacou o presidente do Pro Paz.

 

Reconhecimento:

Jorge Bittencourt, Presidente da Fundação Pro Paz e Izabela Jatene, Secretária de Municípios Sustentáveis foram convidados a subir no palco e receber, em nome da Fundação, o prêmio de melhor Projeto Social; reconhecimento que reflete o comprometimento e investimento na promoção da cultura de paz, por meio da integração de vários projetos.

 

Por Emanuele Corrêa