Início >> Noticia >> Carnapaz alerta para segurança de crianças e adolescentes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Carnapaz alerta para segurança de crianças e adolescentes

sexta-feira, 9 Fevereiro, 2018

A programação do Carnapaz, projeto que ofereceu conhecimento sobre a cultura do Carnaval e orientações sobre segurança para crianças, adolescente e seus responsáveis, foi encerrada nesta sexta-feira (09) nas comunidades dos Polos Pro Paz nos Bairros (PPB) e Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) da Região Metropolitana de Belém.

O Carnapaz contou com a participação do Grupo Caminhos, da Fundação Pro Paz, que se apresentou no Polo UFPA (Universidade Federal do Pará), e a exposição de cartazes produzidos pelos alunos. Ainda na UFPA os alunos fizeram a festa na quadra com o “bloquinho da paz”.

Neste Carnaval o Pro Paz nos Bairros ressaltou a importância de brincar e festejar, enfatizando o cuidado e respeito com a criança, e semeando a cultura de paz. “A nossa missão é contribuir para o crescimento dessas crianças dentro da sociedade”, disse a coordenadora do Polo UFPA, Omaize Mendes da Cruz.

Para os professores que trabalham com as crianças todos os dias, a festa foi mais uma oportunidade de construir com eles, de forma lúdica, outra realidade. “Já faz quatro anos que eu venho desenvolvendo esse trabalho aqui, e o nosso principal objetivo é fazer com que eles se expressem através da linguagem artística. A gente acredita que a arte tem um poder transformador”, frisou Diego Jaques de Oliveira, professor do polo e integrante da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná, que também animou a festa no Polo UFPA. 

Atenção redobrada - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes só podem participar de blocos carnavalescos acompanhados dos pais ou responsáveis, sendo expressamente proibido oferecer bebidas alcoólicas para menores. Por isso, pais e responsáveis foram alertados que toda atenção é necessária para garantir a segurança dos pequenos foliões.

No Polo PPB e na UIPP do Distrito Industrial houve, ao longo da semana, palestras sobre ações destinadas à proteção de crianças e adolescentes no Carnaval, com o objetivo de instruir alunos, familiares e a comunidade em geral. “Foi uma semana intensa de atividades. Ao longo desses dias trabalhamos muito a questão do reconhecimento do ofício, pois é importante reconhecer o trabalho das pessoas dentro da comunidade. A integração da família é fundamental para a proteção da criança e do adolescente”, assegurou Luci Azevedo, coordenadora do Pro Paz nos Bairros. (Colaboração de Mayara Souza).

Por Nathalia Petta