Início >> Noticia >> Aulão do Pro Paz Enem tem primeira edição em Bragança
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Aulão do Pro Paz Enem tem primeira edição em Bragança

sábado, 7 Abril, 2018
A estudante de escola pública Maria Silva, 16 anos, sonha em cursar medicina na universidade e para isso abriu mão de tudo para se preparar para o Enem. Moradora do Bairro de Acarajó, ela soube do aulão do Pro Paz Enem nesta manhã de sábado (7) em Bragança e decidiu ir aos estudos. “Desde o início do ano estou me preparando e estudo de noite e de dia. Estou confiante. Quero aprender um pouco mais e levar conhecimento para me ajudar na preparação do Enem. Esta é uma boa oportunidade que está sendo oferecida para a gente”, comentou. Ela foi uma dos cerca de 300 alunos que participaram do aulão do Pro Paz Enem em Bragança.
 
A aula marca o início de uma caravana de aulões pelo interior do estado, que deve passar por mais de 18 municípios. Além da capital e Bragança, Benevides, Castanhal, São Francisco, Ananindeua, Breves, Paragominas, Soure, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Santa Izabel, Curuçá, Tucuruí, São Miguel do Guamá, Moju, Rondon do Pará, Parauapebas e Viseu vão receber aulões como esse ao longo do ano, complementando a formação dos estudantes.
 
A autônoma Maria Lopes Sobrinha, 62 anos, sempre sonhou em ser médica e por causa de contratempos nunca chegou a prestar o vestibular. Na manhã deste sábado, acompanhada da filha, ela decidiu aproveitar os aulões do Pro Paz Enem. “Nunca é tarde para correr atrás dos nossos sonhos. Eu vou estudar e vou conseguir. Esta é uma excelente oportunidade para aprimorar meus conhecimentos. Além de ser gratuito, conta com excelentes professores, não tem como perder”, comentou. Para os jovens ela manda um conselho, “estudar é a coisa mais importante da vida, estudem e não percam as oportunidades que a vida oferece”, disse.
 
O coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues, explica que a preparação para o Enem de 2018 começou em Belém, no dia 25 de março, com um público de mais de 1500 alunos e deve retornar a Bragança. “Nós pretendemos levar o projeto três vezes a cada município. Neste ano nós estamos começando as aulas mais cedo e o objetivo é que percorramos mais municípios. O Pro Paz Enem contribui para que o aluno absorva o conteúdo. Nós sabemos que a cada ano o exame está mais competitivo e entra na universidade aquele que está mais bem preparado”, ressalta o coordenador.
 
Danivia Santos é diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Iolanda Chaves, que atende mais de mil alunos. Somente no último ano do ensino médio são aproximadamente 200 que irão prestar o exame. Ela mobilizou toda a escola para estar presente no auditório da Escola Santa Teresinha, onde foi realizado o aulão. “Nós fizemos uma mobilização e passamos de sala em sala e hoje pela manhã eu mandei mensagem pelo celular para que todos acordassem, eles me surpreenderam, estão todos aqui. Graças ao Pro Paz Enem as escolas públicas tem aprovado muitos alunos para entrar na universidade”, ressaltou.
 
A presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman, comemora os resultados obtidos pelo projeto nos últimos três anos e acredita que o início já no primeiro semestre deve potencializar esses resultados. “Estamos muito felizes de poder começar mais cedo e poder levar esse reforço para os alunos aos finais de semana. Funciona como se fosse um incentivo ao estudo, para que os alunos se motivem a começar essa preparação desde agora. Nesses últimos anos obtivemos cerca de 30% de aprovação dos alunos a cada ano, tanto em universidades públicas do Estado quanto em universidades particulares”, ressalta a presidente.
 
Cronograma
 
A programação de “aulões” do Pro Paz Enem começou em 25 de marco em Belém. Após passar por Bragança, em abril, no próximo final de semana (14 e 15) é a vez de Castanhal, São Francisco e novamente Belém.
 
As aulas são gratuitas e para se inscrever basta entrar no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br). Este ano o projeto contará também com as apostilas do conteúdo programático sendo oferecidas para download online para quem se inscrever nas aulas. O Pro Paz Enem também ofertará materiais de reforço para os alunos e dicas sobre a prova através da fanpage: http://www.facebook.com/propazenem.
 
Informações para o Enem 2018 podem ser conferidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (http://portal.inep.gov.br). As inscrições ao Exame Nacional, que dá acesso ao ensino superior, serão realizadas de 7 a 18 de maio, no site do Inep, e as provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.
 
As provas do Enem têm como foco as matrizes de referência Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
 
Por Nathalia Petta