Início >> Noticia >> Pro Paz oferece capacitação sobre garantia de direitos

Pro Paz oferece capacitação sobre garantia de direitos

quarta-feira, 25 Abril, 2018
A Fundação Pro Paz realiza nesta terça-feira (24), em Itaituba, sudoeste do Pará, um encontro sobre o Mover (Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para fortalecer e atualizar o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. A capacitação, que prossegue até o meio-dia de quarta-feira (25), é destinado a gestores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, operadores do direito e outros profissionais da área.

O Mover atualiza seu formato com oficinas, que além da capacitação priorizam o resultado de um produto, conforme as demandas locais. Angelina Valente, coordenadora do Mover, explicou que o novo formato “vai novamente trabalhar a atualização do sistema de garantia de direitos, com os operadores sociais e operadores do direito, mas trazendo um produto. Um plano municipal de ações estratégicas no enfrentamento das problemáticas, que vem demandando nestes últimos tempos, e está chegando à Fundação Pro Paz, principalmente em relação ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Quem participou das edições anteriores da capacitação destacou a importância de um relatório identificando os problemas do município, após ouvir quem trabalha diretamente com as comunidades. “É indispensável ouvir o município, para que eles apontem as dificuldades e, juntos, possamos buscar soluções. Este plano é a efetivação das demandas solicitadas aqui. E, gostaria de parabenizar o evento, pois a capacitação sempre acresce muito ao nosso trabalho, e cada vez as temáticas estão mais aprofundadas”, ressaltou Maria José de Barros, conselheira tutelar de Itaituba.

Âmbito municipal - O Movimento pela valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) promove várias oficinas, ministradas pela rede de parceiros, que inclui a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), responsável pela participação de Wanda Carvalho, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Ela abordou a assistência no âmbito municipal. “Temos o objetivo de capacitar, monitorar, assessorar os municípios por meio dos equipamentos sociais, que fazem parte das secretarias municipais”, informou a gestora, destacando a importância do Mover enquanto programa articulador da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

“Apesar de o Mover estar dentro do Pro Paz, ele tem uma ação que engloba toda a rede intersetorial no Estado. Os problemas estão no município, nada melhor que reunir os atores sociais para formular estratégias e combater o abuso e a exploração sexual e todas as violações de direitos que envolvem crianças e adolescentes”, reiterou Wanda Carvalho.

Para a assistente social Cremilde Souza da Silva, do Centro de Conhecimento - Referência de Assistência Social (Cras 3), que funciona no Distrito de Miritituba, é preciso “adquirir cada vez mais conhecimentos, para que ampliemos a nossa forma de atuar com os próprios usuários do serviço. Ontem mesmo atendemos uma família que chegou com a queixa de uso de drogas pelo filho. Encaminhamos para o Conselho Tutelar do município, e lá ser encaminhado para o setor responsável. Quando temos conhecimento da rede em que trabalhamos, nosso trabalho flui”.

No primeiro dia do evento foi abordado o eixo proteção, defesa e promoção. A programação de quarta-feira (25) vai finalizar as discussões e propor a elaboração pelos participantes de um plano municipal para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, que será debatido em reunião com membros do Ministério Público e empresários de Miritituba, para que as empresas apresentem uma contrapartida às ações que serão desenvolvidas para atender a criança e o adolescente em Itaituba.

O Mover ainda promoverá, até o mês de junho, capacitação em Altamira, Tucuruí, Barcarena, Redenção e Melgaço.

Serviço: Encontro sobre o Mover (Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente). Terça (24) e quarta-feira (25), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Itaituba, na Avenida Belém, nº 48, Centro.

Por Emanuele Corrêa