Início >> Noticia >> Alunos da Fundação Pro Paz participam de oficina no Curro Velho
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Alunos da Fundação Pro Paz participam de oficina no Curro Velho

quarta-feira, 12 Setembro, 2018

 

 

A Serigrafia é uma técnica milenar, que transfere gravuras originais para tecidos. Ela não só estimula a criatividade ao trabalhar os desenhos e formas, como também gera rentabilidade financeira. Motivados pela pintura, os alunos do Polo Pro Paz nos Bairros (PPB) Mangueirão, Lucas Santos, 12 anos e Carlos Eduardo Reis, 13 anos escolheram participar da oficina de Serigrafia para iniciantes ofertadas para os alunos do polo pela Fundação Cultural do Estado do Pará - Curro Velho, ministrada pelo Professor Lúcio Lavareda.

"Eu adoro pintar, dentre as oficinas que nos ofereceram no polo: 'teatro, poesia, interpretação de texto, etc', escolhemos a de serigrafia, porque podemos também aprender a pintar em camisas. É ótimo ocupar o nosso tempo, porque como eu estuda a tarde, passaria a manhã toda no tablet ou na rua. Aqui estou aprendendo algo realmente útil e ocupando bem meu tempo", disse Lucas.

O curso que começou segunda-feira (10) tem a duração de 15 dias, com 2 horas diárias, e os alunos aprendem do básico, desde desenhar a arte a mão ou imprimi-la à montar a tela com nylon e revelar na mesa de luz, etc. "O curso ensina as técnicas básicas que direcionarão ao curso avançado, ele é altamente rentável e daqui sairão profissionais. Com poucos materiais é possível começar o próprio negócio.... Eu percebi a motivação dos alunos, que são de idades variadas, mas eu fiquei impressionado com o empenho do Lucas, tão novo e já é um dos melhores da turma. Ele esticou o nylon direitinho, fez tudo certo", disse o Professor Lúcio Lavareda.

A coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Luci Azevedo, destaca a importância de inserir os alunos em cursos que estimule suas percepções, otimize seu tempo livre fora da escola e que lhes proporcionem profissionalização também "São oportunidade que nossos alunos estão tendo de experimentarem novas linguagens artísticas, iniciando uma preparação pra vida profissional futuramente", disse Luci.

Em setembro o Curro velho oferece oficinas nas áreas do audiovisual, música, cênica, infocentro e núcleo de prática de oficío e produção. As oficinas são gratuitos para estudantes do ensino fundamental e médio, mas para o público externo há uma taxa de R$ 10,00. As inscrições são presenciais, mas para mais informações é só ligar: (91) 3323-0049 (Secretaria).

 

 

Por Emanuele Corrêa