Início » Noticia » UIPP da Terra Firme completa 7 anos e celebra parceria com a comunidade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

UIPP da Terra Firme completa 7 anos e celebra parceria com a comunidade

segunda-feira, 17 Dezembro, 2018
A parceria entre a comunidade da Terra Firme, em Belém, e a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro foi celebrada com muita festa na manhã desta segunda-feira (17), dia que a unidade completa 7 anos de existência. Desde 2011, quando foi inaugurada, a unidade tem sido referência no trabalho de policiamento comunitário e atividades de prevenção à violência e, por isso, o aniversário contou com homenagens, apresentações artísticas dos alunos e da comunidade e um clima de confraternização de final de ano. 
 
“As atividades desenvolvidas aqui são fundamentais para que fortaleçamos nosso laço com a comunidade. Foi com esse programa que conseguimos trazer a comunidade pra dentro da UIPP e, o que eu considero mais importante, nós passamos a conviver melhor com a comunidade que atendemos”, afirma o delegado Renato Barata, diretor da UIPP da Terra Firme.
 
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Fundação Pro Paz, articulados com as comunidades e outros órgãos, implantou e implementou as UIPPs com o objetivo de fortalecer os laços familiares e a democracia, propiciando espaços de protagonismo de adolescentes, jovens e suas famílias na construção coletiva da Cultura de Paz e redução da violência, em resposta a problemas sociais e de segurança pública. Hoje, o estado do Pará soma 120 UIPPs, que tem um modelo único no Brasil por trabalhar o conceito da integração das polícias e das políticas públicas, tendo como porta de entrada o atendimento social.
 
“As UIPPs tem um papel importante de prevenção e educação e, com certeza, a nossa unidade Terra Firme é uma referência, pois a comunidade abraçou as atividades com muito carinho. Temos não só crianças e adolescentes como idosos, pais e mães, um público que zela pelo espaço e que acredita que essa parceria com o sistema de segurança pública é um passo importante para a cultura de paz”, afirmou Mônica Altman, presidente da Fundação Pro Paz.
 
Além de atividades educacionais e esportivas para crianças e adolescentes no contraturno escolar, a UIPP da Terra Firme também oferece orientação psicossocial, emissão de documentos, dentre outros serviços.
 
“A experiência que vivi na UIPP Terra Firme durantes os mais de quatro anos que estive aqui coordenando as atividades foi única na minha carreira. Fico feliz de ver que a comunidade continua aqui e que o programa é vitorioso, pois trabalha o desenvolvimento social e a aplicação da cidadania aliada a segurança pública”, comentou o Capitão Ezaú do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
 
Para Lucas de Jesus, 10 anos, que começou as atividades na UIPP da Terra Firme este ano, o ingresso na unidade propicou muitas mudanças em sua vida. Por uma questão de sáude ele precisou fazer atividades físicas regularmente e sua mãe buscou a UIPP como opção de esporte. Na convivência diária com outras crianças ele encontrou muita mais do que uma obrigação em se exercitar. 
 
“O médido disse que se eu não praticasse esporte eu poderia morrer e aqui eu encontrei aulas legais, amigos carinhosos e muito incentivo. Eu amo vir e frequentar as aulas, principalmente o futebol”, disse o garoto que perdeu sete quilos em 2018. Atualmente, além da UIPP Terra Firme, a Fundação Pro Paz desenvolve ações de prevenção à violência nas unidades de Ananindeua, no Distrito Industrial, e Santarém UIPP-Santarenzinho, no Oeste Paraense.
 
Por Nathalia Petta