Início » Noticia » Ação Cidadania fornece serviços médicos e emissão de habilitação em Oriximiná

Ação Cidadania fornece serviços médicos e emissão de habilitação em Oriximiná

sábado, 3 Agosto, 2019

No segundo e último dia de Ação Cidadania no município de Oriximiná, cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas com os vários serviços ofertados entre 8h e 17h, no Espaço Júnior Ferrari.

Jaqueline da Silva Corrêa, 23, é casada e mãe de quatro filhos, aproveitou a emissão de certidão para atualizar o registro do filho mais novo, nascido há 3 anos. "Quando meu filho nasceu meu marido tava viajando e eu que registrei, e o nome dele não entrou na certidão. Aí quando soubemos que teria esse serviço gratuito, eu e meu esposo viemos correndo, porque sabe Deus quando a gente faria de novo", comentou.

Quem também veio acompanhada dos filhos foi Rosa Maria dos Santos, 53, que trabalha na roça, na comunidade Nossa Senhora das Graças. Com o trabalho puxado e cansativo, ela sentia dores há dias e foi uma das pacientes atendidas pela equipe médica que participa da ação. "Eu tava com umas dores no corpo, porque trabalho pesado na roça e tenho dois filhos pra sustentar. O médico me atendeu e passou remédio, agora vai ficar tudo bem". Ainda contou que trouxe o filho mais velho para tirar a carteira de trabalho e o mais novo aproveitou a viagem e cortou o cabelo. "Resolvi minha situação e dos meus filhos também".

Novidade - O Departamento de Trânsito (Detran), realizou pela primeira vez, a emissão e renovação de carteira de habilitação numa Ação Cidadania. Jean Barros, diretor regional do Ciretran de Oriximiná, falou sobre a carência desse serviço na cidade. "A demanda é muito grande. Tivemos 230 candidatos inscritos entre renovação e emissão da primeira via. Vários condutores estavam com CNH vencida e sem habilitação, o que torna o trânsito perigoso".

Em parceria com a Fundação ParáPaz, integram a ação as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), além do Departamento de Trânsito (Detran), Fundação Hemopa, Polícia Civil, Defensoria Pública, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Também participam da ação, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junta Comercial do Estado (Jucepa) e Centro Regional de Governo do Oeste.

Ascom/ParáPaz