Início » Noticia » Ação Cidadania beneficia mais de 5 mil pessoas em Oriximiná

Ação Cidadania beneficia mais de 5 mil pessoas em Oriximiná

domingo, 4 Agosto, 2019

Há mais de seis anos o município de Oriximiná não recebia uma Ação de Cidadania do governo. Devido à isso, a demanda para emissão de identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho aumentou e muitos cidadãos não tinham ao menos a carteira profissional para ir em busca de emprego.

Foi pensando na carência destes serviços que o Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz, atendeu ao pedido dos deputados Estadual Ângelo Ferrari e Federal Júnior Ferrari, e reuniu vários órgãos parceiros, proporcionando em dois dias (01 e 02), atendimentos para mais de 5 mil moradores da cidade, interiores e municípios próximos, no Espaço Júnior Ferrari. "Essa ação itinerante resolveu o problema de muita gente. É o início de um trabalho que pode continuar para diminuirmos a quantidade da demanda de documento", comentou Ângelo Ferrari.

Valéria Barbosa de Oliveira, 17, é casada e tem um filho, que deixou aos cuidados do marido enquanto tirava sua primeira carteira de trabalho. "Nós, jovens, temos uma grande oportunidade e eu quero ter vez no mercado de trabalho. Não quero perder um emprego por não ter meu documento". Ao receber, ela descreveu como "sensação de alívio, pois dá espaço pra vários sonhos". E agradeceu.
"Obrigada governo, que trouxe a oportunidade não só pra mim, mas pra vários jovens. A gente só tem a agradecer".

Compromisso - Para a presidente da ParáPaz, Ray Tavares, a ação veio reforçar o compromisso assumido pelo governo. "A cidadania é um direito fundamental de todo cidadão. E o governo do Estado tem dado uma atenção maior a essa questão. Em seis meses de trabalho, já passamos por onze municípios levando dignidade à população. Sabendo da grande demanda em Oriximiná, trouxemos um quantitativo considerado de emissão de documentos, procurando atender o máximo possível de pessoas", ressaltou.

Morador da cidade, o deputado federal Júnior Ferrari agradeceu o esforço de todos que participaram da programação e comentou sobre a carência dos serviços na cidade. "Sabemos da dificuldade, mas temos que enfrentar a realidade. O mais importante é que nós tivemos iniciativa para tentar fazer o melhor. Queria agradecer aos órgãos do governo que estiveram aqui. Sem vocês, não conseguiríamos", finalizou.

Atendimentos - Nos dia 01 e 02 de agosto, entre 8h e 17h, foram emitidas 500 carteiras de trabalho, 400 documentos de identidade, 232 certidões, 273 emissões e renovações de carteira de motorista, 195 cartões do SUS, 167 cadastros para doação de medula óssea, 1177 testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite B e C), 95 doses de vacinas, mais de 200 consultas médicas, entrega de 200 kits de higiene bucal e mais de 600 pessoas foram beneficiadas com a ação de embelezamento, entre outros serviços, totalizando 5.412 atendimentos.

Parceiros - Participaram da ação as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), além do Departamento de Trânsito (Detran), Fundação Hemopa, Polícia Civil, Defensoria Pública, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Também, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junta Comercial do Estado (Jucepa), Centro Regional de Governo do Oeste e salões de beleza da cidade.

Cidadania - A próxima Ação Cidadania está marcada para o dia 9 de agosto, às 9h, em Breves, na Escola Miguel Bitar. Que fará parte da programação do programa Governo Por Todo o Pará, estratégia de interiorização que objetiva aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado. Será de 8 a 10 de agosto, e passará por Soure, Breves e Região.

Ascom/ParáPaz