Início » Noticia » "Governo Por Todo o Pará" leva cidadania ao município de Breves
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

"Governo Por Todo o Pará" leva cidadania ao município de Breves

sábado, 10 Agosto, 2019

O Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, realizou hoje (09), a Ação Cidadania de 8h às 17h, na Escola Miguel Bitar, localizada no município de Breves, na ilha do Marajó. Os serviços integraram a programação do programa “Governo Por Todo o Pará”, e mais de 3 mil pessoas receberam atendimentos.

O governador do Estado, Helder Barbalho, esteve presente e comentou sobre a visita ao município e o compromisso do governo em levar cidadania aos paraenses. “Estas prestações de serviços são fundamentais, e aqui através da ParáPaz, estamos oferecendo serviços diversos, fazendo com que as pessoas possam, de maneira rápida e perto de suas casas, terem acesso à serviços de saúde, identificação, assistência, isso tudo compõe a sensibilidade que o governo deve ter de atender as pessoas, estar próximo e colaborar com a vida da população”. Ressaltou, também, a importância das parcerias entre governo e municípios. “É importante trabalhar lado a lado na construção de ações que tragam benefício para a população e dentre as ações de benefício, a prestação de serviços são fundamentais”, concluiu.

Embelezamento- Com a variedade de serviços oferecidos à população, há quem veio aproveitar o dia de hoje para economizar com o corte de cabelo da família. Foi o caso da dona Silvia Melo. Dona de casa, a única renda da família vem pelo marido que é mototaxista, e com quatro filhos, mais ela e o marido, fica difícil pagar pelos constantemente pelos cortes. “Lá em casa são quatro homens, minha filha e eu. Geralmente cortamos num salão e pagamos R$7 reais, mas é um dinheiro que faz falta pra gente, e nem sempre temos esse valor pra gastar com cabelo. Por isso que trouxe a família inteira pra aproveitar o serviço gratuito”, disse.

Para a auxiliar de serviços gerais, Eliete Batista, moradora de Breves, poder cortar o cabelo e ser bem atendida foi um diferencial. “Quando chego no salão, às vezes os cabeleireiros não querem cortar meu cabelo porque ele é liso e eles dizem que dá trabalho. Aí eu cheguei aqui, fui bem atendida, esperei minha vez, escolhi meu corte e não paguei nada, foi uma oportunidade imensa pra mim e pra todos que não têm condições de pagar pelo serviço”.

Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz, falou da importância do governo estar presente, em dar assistência. “A procura é muito grande por esses atendimentos. Não se faz cidadania, não se faz dignidade sem ter presença. Por isso, o governo uniu parceiros para resolver a situação da população. E numa ação como essa, conseguimos atender cerca de 2 mil pessoas, dependendo do município”.

Documentação- Um dos documentos mais procurados pela população brevense, foi a emissão de identidade. Raquel dos Santos Duarte, 26, chegou cedo para garantir sua senha e sair com a identidade nova em mãos. “Eu tinha perdido a minha, não podia tirar outros documentos porque sempre faltava a identidade, mas agora já tô com a minha novinha aqui. Vou esperar outra ação como essa pra tirar minha carteira de trabalho”, sorriu.

Janilde Lima, 24, mora em Curralinho, mas estuda no IFPA de Breves, solicitou a carteirinha de meia passagem há um mês e recebeu hoje, na ação. “Veio em boa hora, porque estudo em outra cidade e preciso muito do desconto”.

Parceiros- A Ação Cidadania conta com vários parceiros. Estiveram presentes a Fundação Hemopa, Secretarias de Estado de Saúde (Sespa); de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Hospital Regional de Breves, Ideflor-Bio, Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), Departamento de Trânsito (Detran), Defensoria Pública, Cosanpa, Emater, Arcon, Sebrae e Companhia de Habitação (Cohab).

 

Ascom/ParáPaz

Fotos: Marco Santos