Início » Noticia » Ação promove atendimento básico à população com sintomas de covid-19
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ação promove atendimento básico à população com sintomas de covid-19

quinta-feira, 30 Abril, 2020

 

Com o objetivo de atender cada vez mais as pessoas com sintomas de covid-19 e facilitar o acesso a consulta médica, o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sespa), Fundação ParáPaz  e outros órgãos estaduais, promove uma força-tarefa no estacionamento do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, localizado em Icoaraci. Os atendimentos iniciaram na manhã desta quinta-feira (30), às 8h, dentro de três ônibus já equipados para esta finalidade.

Estacionados no local, os veículos, que antes da pandemia eram utilizados em ações itinerantes no Estado através do programa Ação Cidadania, são refrigerados e apropriados para atender a população. 

“Como entidade assistencialista, a Fundação ParáPaz está oferecendo apoio aos pacientes e aos profissionais de saúde para que todos que cheguem aqui recebam um atendimento básico com um diferencial, os pacientes que saírem da consulta com a receita médica passam na farmácia, instalada no mesmo local, e recebem sem custo algum o que foi prescrito pelo médico”, disse Jamille Saraty, presidente interina da ParáPaz. 

Essa proposta amplia os atendimentos oferecidos no próprio Hospital Regional, onde funciona normalmente como pronto-socorro 24h desde o anúncio feito, na quarta-feira (29), pelo governador Helder Barbalho. 

A iniciativa conta com 20 médicos que, através da consulta, identificam sintomas leves e iniciais e, em seguida, encaminham para a entrega de medicação; 28 profissionais da saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam aferição de pressão arterial, glicose, medição de temperatura e do nível de oxigênio no sangue do paciente, além de farmacêuticos, que fazem a entrega dos remédios conforme prescrição médica no local.

A previsão é que cerca de 700 pessoas recebam senhas e sejam atendidas diariamente pelos profissionais. A ação funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.