Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Na manhã desta quarta-feira (01) a Fundação Pro Paz por meio do Pro Paz nos Bairros assinou um termo de cooperação com a Federação Paraense de Futebol - Centro da Juventude (FPF-CEJU), que visa não só o retorno das atividades esportivas no campo de futebol do Centro de Treinamento da Juventude, construído pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), pelos alunos dos polos; mas também a ampliação do uso do espaço. O espaço é um legado da Copa em Belém, foi cedido ao Governo do Estado para que as crianças e adolescentes façam aulas com profissionais capacitados.
Maurício Bororó, vice-presidente Federação Paraense de Futebol reafirmou a importância da parceria entre a federação e Governo do Estado para oportunizar atividades esportivas aos jovens. “Esse campo é um legado que a Fifa deixou para gente durante a Copa do Mundo no Brasil, o único no país e precisamos valorizá-lo e utilizá-lo da melhor maneira possível. O espaço é para as crianças, para os jovens, para a comunidades e, nessa parceria com o Governo do Estado, que é o maior patrocinador do futebol nesse país, que tanto nos apoia, escolhemos o trabalho da Fundação Pro Paz junto aos jovens, que é respeitado no estado, no Brasil e no mundo, por dar uma outra perspectiva a esses jovens”, comentou. 
No campo os alunos vão aprender sobre os fundamentos do esporte e poderão até construir uma carreira como jogadores de futebol, mas nada é tão importante quanto o uso do esporte como prevenção a violência e construção de valores.
“Essa será mais uma das atividades que o Pro Paz nos Bairros vai oferecer para as crianças de todos os polos. Queremos que muitos talentos se desenvolvam aqui mas mais do que isso hoje nó ampliamos o horário de utilização do campo do Ceju, agora em parceria com a Sejel da Prefeitura de Belém e a FPF em um processo de integração. Aqui a gente vai iniciar as atividades na segunda-feira (6) mas em um processo contínuo, sem recesso escolar ou férias, para que os treinos sejam intensos e as atividades façam parte do dia a dia dessas crianças”, disse o Presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.
Anderson Felipe Fonseca, 17 anos, está desde s 12 anos no polo do Pro Paz nos Bairros e, este ano, foi um dos jovens escolhidos para participar da seletiva sub-17 do Paysandu Sport Club devido aos treinos que iniciou no polo. “No Pro Paz eu mudei de vida, aprendi a respeitar minha família e buscar atividades saudáveis. Foi aqui que eu desenvolvi minhas habilidades no esporte: consegui o sonho de entrar no time de base do Paysandu e de correr na Corridinha do Círio. Acho que isso é fundamental para todos os jovens ter oportunidades!”, acrescentou o jovem, que aproveitou a cerimônia para treinar com os amigos. 
Para o titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Wilson Neto, a parceria com o Pro Paz potencializa e dá a mais jovens acesso ao espaço. “Mesmo que não consigamos formar atletas de ponta, vamos formar cidadãos. O Pro Paz tem essa parceria conosco em vários outros polos para atingir mais jovens e por isso cedemos alguns professores municipais para aumentar o atendimento à população”, completou.

Por: Nathalia Petta.

PROPAZ Bairro12, Outubro

Distrito de Outeiro ganha o segundo polo do Pro Paz nos Bairros

A manhã desta quinta-feira (12), Dia das Crianças, foi marcada por brincadeiras e muita animação por conta da...

Leia mais
PROPAZ Bairro06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais
PROPAZ Geral06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de Credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais
PROPAZ Geral12, Agosto

População de Santa Bárbara recebe o Centro Integrado Pro Paz

Cultura, arte, educação, saúde e cidadania. Esses são alguns dos pontos primordiais para a construção de uma juventude...

Leia mais