Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Pro Paz nos Bairros - desenvolvimento e construção da cidadania por meio de educação, arte, esporte, cultura e lazer

Como iniciativa de enfrentamento aos índices de violência entre jovens e adolescentes no Estado do Pará, o Governador Simão Jatene assumiu como prioridade de sua gestão o compromisso, juntamente à população, de reduzir a violência oferecendo à comunidade espaços de desenvolvimento e construção da cidadania a partir de bairros com mais vulneráveis de Belém para valorizar a família e fortalecer a construção da Cultura de Paz, dentre outras ações estratégicas.

Desta forma, o Governo do Pará estabeleceu a política pública Pro Paz nos Bairros com o objetivo de despertar em crianças, adolescentes e jovens a mudança de reflexão através de seus valores, dentre os quais o respeito, a tolerância, a generosidade, a solidariedade e a não violência. A Cultura de Paz possibilita a sensibilização, a percepção, a reflexão através de seus valores, dentre eles o respeito, a tolerância, a generosidade, a solidariedade, e a não-violência, os quais norteiam as ações do projeto.

A partir de 2011, o Pro Paz nos Bairros ganha um novo formato e passa a funcionar em espaços físicos intitulados polos, oferecendo as mais diversas atividades esportivas, de arte, cultura e lazer em turno complementar ao escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 08 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, assim como suas famílias, buscando integrá-las às políticas sociais.

O programa atende seus alunos em sedes físicas intituladas polos, para iniciá-los e inseri-los nas várias linguagens artísticas como cênicas, musicais, plásticas, áudio visual, literatura, dança e atividades de educação física. A finalidade é desenvolver o seu percurso formativo, com uma metodologia de educação integral, tendo como eixos centrais a socialização, a produção e construção de conhecimentos articulados ao contexto social, fundamentada no desenvolvimento de uma consciência histórica-crítica e na participação responsável da construção de sociedade. As atividades ocorrem em cinco polos da Região Metropolitana de Belém (RMB): Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), localizado no município de Marituba.

Destaques

O Pro Paz nos Bairros já rendeu frutos importantes na arte e no esporte e ultrapassou os muros dos seus cinco polos. Em 2016, a adolescente Ana Clara Azevedo, de 12 anos, que frequentou as classes de balé do polo Sacramenta, disputou com mais de 2.500 crianças e jovens de todo Brasil uma vaga para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que fica em Joinvile, Santa Catarina. Ela foi uma das 48 selecionadas e receberá apoio do Governo do Pará para realizar seu sonho. Também em 2016, Gabriel Figueiredo, 16 anos, mais conhecido como Gabrielzinho, foi um dos representantes do Pará nas Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo, de onde trouxe para o estado quatro medalhas: três de prata e uma de bronze. No mesmo ano, a Companhia de Dança Caminhos, pertencente à Fundação Pro Paz, criada a partir de um grupo de adolescentes que frequenta as oficinas de dança contemporânea do projeto Pro Paz nos Bairros, polo UFPA, ganhou o primeiro lugar da categoria “Melhor projeto social” da 25ª edição do Festival Dança Pará 2016, com a apresentação de coreografia do espetáculo “Revolução. Para Nunca Mais Adeus”, que em 2015 colocou os jovens dançarinos em palcos de todo o Estado. 

Reconhecimento nacional internacional

Como reconhecimento internacional, o Pro Paz nos Bairros ganhou destaque no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado entre os dias 12 e 19 de abril de 2015 em Doha, capital do Catar, quando políticos e especialistas do mundo todo se uniram à Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações intergovernamentais e não governamentais para traçar um novo curso para a prevenção de crimes e o fortalecimento do Estado de Direito em apoio ao desenvolvimento sustentável. Os programas da Fundação Pro Paz, com destaque para o Pro Paz nos Bairros, ganharam 7 (sete) páginas de avaliação no relatório do Congresso. Entre as conclusões publicadas no relatório, a ONU afirma:

Como pode ser visto, o Pro Paz é uma proposta relevante por várias razões: em primeiro lugar, oferece um amplo aspecto na perspectiva de prevenção que vai além da mera visão repressiva, pois propõe ações que colocam a sua ênfase em aspectos que criam oportunidades de todos os tipos para as populações-alvo (neste caso principalmente de baixa renda), que estão especificadas no acesso aos serviços de saúde, educação, lazer e espaços mais adequados para o desenvolvimento de um tecido social mais apropriado para prevenção da violência, uma vez que se reforçam as ações dirigidas à promoção de uma cultura de paz, ferramenta de campo cada vez mais exigente nas estratégias preventivas de reforço...” (Págs. 163-164. General Report of the Permanent Latin America Committee for Crime Prevention. Doha/Qatar. 2015).

O programa também foi apresentado durante o Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XII CONLAB), na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, como projeto de políticas públicas brasileiro exitoso pelo seu formato e quantitativo de jovens atendidos.

Em 2015, representantes da Organização Não Governamental United Society (US), sediada em Londres, na Inglaterra, visitaram na manhã desta quarta-feira, 22, o polo UFPA. Acompanhados por coordenadores, psicólogos e assistentes sociais do Pro Paz, Naomi Herbert, diretora da US para programas internacionais, e Joabe Cavalcanti, reverendo da Igreja Anglicana no Brasil, ambos membros do Comitê Gestor da organização, conheceram a iniciativa paraense de perto. 

No âmbito nacional, o boxeador de reconhecimento internacional Arcelino Freitas, mais conhecido como Popó; o lutador Rogério Nogueira, conhecido como Minotouro, famoso por suas vitórias no Mixed Martial Arts (MMA) e o também lutador brasileiro de MMA e Karatê Lyoto Machida, naturalizado paraense, foram personalidades que visitaram polo do Pro Paz nos Bairros e reconheceram o programa como exemplo de cidadania e apoio ao esporte no Pará. 

Diretrizes e acolhimento multiprofissional

O Pro Paz nos Bairros segue as normas estabelecidas por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sendo assim, é de suma importância para garantir a redução dos índices de violência e disseminar a cultura de paz por meio de um trabalho de prevenção que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa visa proporcionar inclusão, interação e integração através de atividades como esporte, cultura, arte, lazer onde os mesmos poderão se desenvolver de forma biopsicossocial, favorecendo o desenvolvimento integral do indivíduo.

Em suas atividades, são utilizadas dinâmicas com os princípios e valores da Cultura de Paz e filosofias de práticas esportivas, principalmente que enfatizem a não-violência. As aulas de matemática e linguagem são trabalhadas de forma lúdica e motivacional para estimular o interesse por ambas. Os professores trabalham com eixos temáticos, tendo assim subsídios para o desenvolvimento das aulas e desta forma orientar seus alunos, conforme a necessidade, a resgatar valores como respeito, igualdade, lealdade, compromisso, integração, inclusão, socialização - premissas da Fundação Pro Paz. 

Os participantes têm oportunidade de usufruir das atividades contidas no cronograma seja no período da manhã (de 8h às 11h) e no período da tarde (de 14h às 17h30) com acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que inclui Pedagogos, Assistentes Sociais e Psicólogos. Todo trabalho é permeado por métodos e técnicas que facilitem o contato e a expressão de emoções, a comunicação e a identificação entre os alunos, acompanhados de experiências prazerosas e de descontração, aprendizagem e de resolução de conflitos, bem como o desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências necessárias para uma convivência de melhor qualidade.

 Alunos do Pro Paz ganham espaço para treinar futebol
PROPAZ Bairro01, Novembro

Alunos do Pro Paz ganham espaço para treinar futebol

Na manhã desta quarta-feira (01) a Fundação Pro Paz por meio do Pro Paz nos Bairros assinou um termo de cooperação...

Leia mais
PROPAZ Bairro12, Outubro

Distrito de Outeiro ganha o segundo polo do Pro Paz nos Bairros

A manhã desta quinta-feira (12), Dia das Crianças, foi marcada por brincadeiras e muita animação por conta da...

Leia mais
PROPAZ Bairro06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais
PROPAZ Geral06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de Credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais