Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

A Caravana Pro Paz Cidadania chega a mais um município do Estado do Pará. Desta vez, quem recebeu os serviços gratuitos foram os moradores do município de Moju, localizado no nordeste paraense. A missão é emitir com gratuidade documentos de identificação.

As ações no município foram divididas em cinco dias. Três no polo Moju, encerrando seu último dia de atividades nesta sexta-feira (29), e dois nas Colônias Soledade e Sítio Bosque, que atendem a população ribeirinha e quilombola e acontecerão neste sábado (30) e domingo (01), respectivamente.

Neste terceiro dia de ação no Moju, os moradores aproveitaram para emitir documentos importantes, tais como, a carteira de identidade. “Preciso de uma nova identidade, porque a minha está rasurada e isso me deu problemas no banco. Estou tirando o RG e a minha mãe a certidão de nascimento. Se fizéssemos isso em outro momento teria custo e demoraria muito”, disse Dayane Rodrigues Lima que estava com a família na ação do Pro Paz.

Para Neuza Alves, de 81 anos, foi uma grande oportunidade para atualizar a identidade e emitir uma nova certidão de nascimento. “Ela é uma pessoa carente, sem recursos, então é uma ótima oportunidade para a gente conseguir tirar os documentos dela. Os outros estão velhos, tendo esse é mais seguro”, disse Nailson Alves, neto de Dona Neuza.

O coordenador da Caravana Pro Paz Cidadania, Delkson Roberto Oliveira, disse que o evento está correspondendo às expectativas e encerrando um ciclo que começou em junho e já visitou mais de 40 municípios do Pará. “A Caravana está levando sempre o melhor para a população paraense, só no Moju em três dias de ação já emitimos 1.200 identidades, em parceria com a Polícia Civil. Além do serviço no polo, se o morador tiver alguma limitação que o impeça de chegar aqui, levamos ao domicílio o papiloscopista, para garantir que os serviços de cidadania cheguem ao maior número de pessoas”, ressaltou Roberto.

De junho a setembro deste ano já foram realizados mais 102.702 atendimentos, entre eles, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidões de nascimento, Identidade de Nome Social, Identidade Jovem (Id jovem), assessoria jurídica, entre outros serviços, contribuindo para a promoção da dignidade da população paraense.

O sucesso da Caravana Pro Paz Cidadania no município é fruto da parceria com a Polícia Civil, Defensoria Pública e a Prefeitura Municipal do Moju, por meio da Assessoria de Assistência Social, entre outros órgãos e entidades que facilitam a emissão de todos esses documentos, os quais são fundamentais para assegurar a dignidade e promover a cidadania.

Mais ações - A partir do dia 16 de outubro, o Pro Paz Cidadania levará a Caravana aos municípios do Marajó atuando nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico.

O Pro Paz Cidadania atua desde 2011 junto às populações em situação de vulnerabilidade nos municípios paraenses. O programa conta com a cooperação de vários órgãos e secretarias estaduais, prefeituras e instituições não governamentais, unidos em prol da promoção da cidadania.

(Texto: Emanuele Corrêa)

PROPAZ Cidadania24, Novembro

Pro Paz Cidadania atende os municípios de São Geraldo e São Domingos do Araguaia

Serviços: emissão de documentos de identidade, CPF, Id Jovem, Identidade de nome social, aconselhamento jurídico e...

Leia mais
PROPAZ Cidadania27, Agosto

Pro Paz Enem chega aos municípios de Santa Izabel e Bragança

O final de semana foi proveitoso para os estudantes dos municípios de Santa Izabel do Pará e Bragança, que...

Leia mais
PROPAZ Cidadania25, Agosto

Caravana Pro Paz Cidadania leva serviços à população de São Geraldo do Araguaia

A passagem do programa Pro Paz Cidadania pelo município de São Geraldo do Araguaia, nesta quarta e quinta-feira, 23 e...

Leia mais
PROPAZ Cidadania22, Agosto

Pro Paz Cidadania leva serviços ao município de Curionópolis

A Fundação Pro Paz, responsável pela operacionalização das caravanas do programa Pro Paz Cidadania, vem beneficiando a...

Leia mais