Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

A passagem do programa Pro Paz Cidadania pelo município de São Geraldo do Araguaia, nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, cumpriu mais uma etapa de emissão gratuita de documentos na região sudeste do Pará. Durante os dois dias de ação, realizada na Escola Pastor Jonas Ribeiro, situada na Rua José Bonifácio, centro da cidade, foram emitidas 755 cédulas de Registro Geral (RG), 263 Carteiras de Trabalho, 148 Identidades Jovem (Id Jovem), 158 Certidões de Nascimento, 855 fotografias 3x4 e 508 atendimentos jurídicos, totalizando 2.809 serviços realizados.

A chegada da ação foi especial para o casal Maria da Conceição Silva e Pedro Ramos da Silva, que emitiram juntos seus novos documentos de identidade, quando completaram 77 e 74 anos no mesmo dia, 49 deles casados. Os ex-lavradores, que moram no centro de São Geraldo e possuem 10 filhos, 36 netos e 21 bisnetos, ficaram satisfeitos com suas novas identidades. "Isso que é cidadania. O estado respeitando o nosso direito à documentação, nos atendendo com qualidade e ajudando a resolver o problema de quem mais precisa, esteja onde estiver", opinou Pedro. "Hoje a gente agradece ao Governo do Pará, que enviou essa comitiva para realizar o sonho de muita gente", completou Maria.

A comunidade tradicional indígena também marcou presença na ação. A índia Terep Surui, 30, se deslocou da aldeia Tucaperi a São Geraldo em busca de um documento de identidade. "Estava precisando resolver essa questão e poder abrir uma conta no banco e receber meus benefícios. Essa ação chegou em boa hora", explicou Terep.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), também visitou a Aldeia Ytahi, da tribo Aikewari, e realizou atendimento domiciliar a 12 famílias, com aproximadamente 40 pessoas. A comunidade, que vive da caça, da produção de castanha e mandioca, garantiu as primeiras e segundas vias de Certidão de Nascimento.

O prefeito do município, Edilson Pereira de Carvalho, elogiou a presença do estado na região. "Essa é a primeira ação do Pro Paz Cidadania na nossa cidade e com isso temos a garantia da presença do Governo do Pará na região, em atendimento ao nosso povo", observou o gestor.

“Foi a primeira vinda do Pro Paz Cidadania ao município e atender quase três mil pessoas com documentos essenciais para suas vidas em dois dias é gratificante. É a certeza de que estamos cumprindo com o nosso dever de servir ao público”, declarou Roberto Oliveira, que coordenou a ação.

A Fundação Pro Paz é responsável pela operacionalização das ações, cuja etapa foi garantida a partir da integração entre o Governo do Pará e a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio de emenda da deputada estadual Eliane Lima. As caravanas ainda contam com a parceria das Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Polícia Civil, assim como a Defensoria Pública do Estado do Pará e Ministério do Trabalho.

O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros com papel fundamental nas ações, que já chegaram a mais 2 milhões de atendimentos.

Por Nil Muniz

PROPAZ Cidadania24, Novembro

Pro Paz Cidadania atende os municípios de São Geraldo e São Domingos do Araguaia

Serviços: emissão de documentos de identidade, CPF, Id Jovem, Identidade de nome social, aconselhamento jurídico e...

Leia mais
A Caravana Pro Paz Cidadania levou à população de Moju a emissão gratuita de documentos de identificação
PROPAZ Cidadania29, Setembro

Caravana Pro Paz Cidadania chega ao município de Moju

A Caravana Pro Paz Cidadania chega a mais um município do Estado do Pará. Desta vez, quem...

Leia mais
PROPAZ Cidadania27, Agosto

Pro Paz Enem chega aos municípios de Santa Izabel e Bragança

O final de semana foi proveitoso para os estudantes dos municípios de Santa Izabel do Pará e Bragança, que...

Leia mais
PROPAZ Cidadania22, Agosto

Pro Paz Cidadania leva serviços ao município de Curionópolis

A Fundação Pro Paz, responsável pela operacionalização das caravanas do programa Pro Paz Cidadania, vem beneficiando a...

Leia mais