Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

A Fundação Pro Paz, responsável pela operacionalização das caravanas do programa Pro Paz Cidadania, vem beneficiando a população do interior do estado com diversos serviços, levados de forma itinerante às comunidades mais carentes. O último município visitado foi Curionópolis, no sudeste do Pará, onde a ação totalizou mais de 3.316 atendimentos. A iniciativa tem o apoio das Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e das secretarias municipais de Assistência Social.

Os serviços em Curionópolis foram ofertados em locais diferentes. No dia 19, a população foi atendida na Escola Municipal Ângela Bezerra, no distrito de Serra Pelada, e dias 20 e 21, na Escola Municipal José Rodrigues, localizada à rua José Bonifácio, no centro da cidade.

Nesses três dias foram emitidos 996 Registros Gerais, 353 Carteiras de Trabalho, 318 Identidades Jovens (ID Jovem), 138 Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) e 962 fotografias 3x4, além de 98 regularizações de Certidão de Nascimento e 353 atendimentos jurídicos.

Uma equipe composta por técnicos do Pro Paz, Polícia Civil e Defensoria Pública também foi deslocada para o Hospital Geral de Parauapebas, a 34 quilômetros de Curionópolis, por conta de uma jovem de 22 anos que necessitou atendimento especial pós-parto. “Esta é uma região que recebe muitas pessoas vindas de outros estados em busca de novas oportunidades de vida. Poder atender essa demanda é muito importante para nós. Por conta dos serviços da caravana muitos saíram com seus documentos em mãos, com condições de pleitear um reposicionamento no mercado de trabalho, visto que, segundo a prefeitura, novos empreendimentos devem chegar à região”, explicou Roberto Oliveira, que coordenou a ação.

De 23 a 24 de agosto será a vez do município São Geraldo do Araguaia receber a caravana, com oferta dos serviços na Escola Pastor Jonas Ribeiro, situada na Rua José Bonifácio, nº 1367, bairro Centro. Encerrando o cronograma do mês de agosto, o Pro Paz Cidadania atenderá a cidade de Bom Jesus do Tocantins, nos dias 30 e 31, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na Travessa Castelo Branco, s/n.

O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros e têm um papel fundamental nas ações, que já somam a mais dois milhões de atendimentos.

Por Nil Muniz

PROPAZ Cidadania24, Novembro

Pro Paz Cidadania atende os municípios de São Geraldo e São Domingos do Araguaia

Serviços: emissão de documentos de identidade, CPF, Id Jovem, Identidade de nome social, aconselhamento jurídico e...

Leia mais
A Caravana Pro Paz Cidadania levou à população de Moju a emissão gratuita de documentos de identificação
PROPAZ Cidadania29, Setembro

Caravana Pro Paz Cidadania chega ao município de Moju

A Caravana Pro Paz Cidadania chega a mais um município do Estado do Pará. Desta vez, quem...

Leia mais
PROPAZ Cidadania27, Agosto

Pro Paz Enem chega aos municípios de Santa Izabel e Bragança

O final de semana foi proveitoso para os estudantes dos municípios de Santa Izabel do Pará e Bragança, que...

Leia mais
PROPAZ Cidadania25, Agosto

Caravana Pro Paz Cidadania leva serviços à população de São Geraldo do Araguaia

A passagem do programa Pro Paz Cidadania pelo município de São Geraldo do Araguaia, nesta quarta e quinta-feira, 23 e...

Leia mais