Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Neste sábado (02) mais de 1300 jovens participaram de  aulas simultâneas do Pro Paz Enem nos municípios de Abaetetuba, Tucuruí e Curuçá.  Uma oportunidade única de complementar a formação com conteúdo exclusivo, tudo preparado pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Pro Paz.

Pela primeira vez no município de Curuçá, na Escola Estadual Maria de Nazaré Guimarães Macedo, a iniciativa foi recebida com alegria pelos alunos e professores não só do município mas também de cidades vizinhas. O prefeito Tarrafa agradeceu o empenho do governo do Estado e fez questão de somar à inciativa.

“O Pro Paz Enem é extremamente necessário para os nossos estudantes e educação para mim, é investimento. O retorno é o bom desempenho deles nas provas e, consequentemente futuros profissionais mais preparados para o nosso município e estado”, acredita o prefeito.

A professora Márcia Iona trocou de lugar com a chegada do Pro Paz Enem, passou de professora para aluna. Ela tem 42 anos e agarrou a oportunidade para tentar ingressar na universidade e poder cursar a tão sonhada pedagogia.

“Eu estudo por conta própria e achei esse aulão fundamental para minha formação. Como educadora acredito que essa iniciativa é revolucionária”, disse a professora.

Gabriela Rosário tem apenas 16 anos mas está totalmente focada nos estudos e no seu futuro profissional. Ela quer ser médica e sabe o desafio que tem pela frente.

“Sou aluna da escola Maria de Nazaré Guimarães mas não moro em Curuçá, moro em Arupi, e todos os dias acordo às 5 da manhã para vir para aula e passo o dia inteiro no município investindo em minha formação, pois também faço curso técnico na escola à tarde. Achei fundamental o Pro Paz Enem chegar e ajudar ainda mais nessa empreitada”, informa a estudante.

Abaetetuba e Tucuruí

Em Abaetetuba, na Escola São Francisco Xavier, um evento recorde de público: aulão lotado, com a presença de mais de 500 estudantes. O que se via era uma sala em absoluto silêncio com alunos realmente concentrados. Na cidade de Tucuruí a demanda também foi grande no auditório do Shopping Tucuruí.

Nágila Briene Pinheiro, 18 anos é estudante da Escola Estadual São Francisco Xavier, em Abaetetuba, e fará a prova do Enem pela primeira vez.

“Quero cursar enfermagem e achei o aulão maravilhoso pois complementa o que estudo na minha escola. Com certeza o Pro Paz Enem vem para gente aprender mais, para além da aula normal e isso traz muitos benefícios para os jovens”, festeja a estudante.

Este ano, o Pro Paz Enem iniciou no mês de junho e já percorreu dezenas de municípios paraenses. Além das aulas presenciais, será ofertado, a partir de setembro, um programa semanal exibido pela TV Cultura. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Em dois anos de projeto, mais de 30 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente dois mil ingressaram nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), sem mencionar o acesso em entidades particulares de ensino.

“Essa é uma demanda da juventude do Pará, não só de aulões na capital como no interior. Além disto, estamos usando de diversas outras estratégias, como as redes sociais, para subsidiar materiais para estes alunos. E, em breve teremos novamente o programa da TV Cultura, que leva a aula para diversos municípios cobertos pela emissora. Queremos preparar nossos alunos para que eles obtenham os melhores resultados no Enem”, ressalta o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Por Nathalia Petta

Em Belém, o aulão foi realizado no Centur e abordou o conteúdo do Enem com uma proposta mais dinâmica, deixando os estudantes mais atualizados e preparados.
PROPAZ Escola02, Outubro

Final de semana do Pro Paz Enem leva 800 alunos para a sala de aula

Os aulões do Pro Paz Enem lotaram auditórios e salas de aula neste final de semana. Juntos, professores da Secretaria...

Leia mais
PROPAZ Geral12, Setembro

Jovens de Parauapebas participam de aulões do Pro Paz Enem

Mais de 500 estudantes de Parauapebas que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participaram dos...

Leia mais
PROPAZ Escola25, Setembro

Rede estadual de ensino intensifica preparação de alunos

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, neste ano, acontece no início do mês de novembro, as...

Leia mais
PROPAZ Geral01, Setembro

Estado investirá quase R$ 50 milhões na melhoria de escolas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), firmou nove convênios com prefeituras visando...

Leia mais