Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Cultura, arte, educação, saúde e cidadania. Esses são alguns dos pontos primordiais para a construção de uma juventude que contribua para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e feliz. No Dia Mundial da Juventude, o governo do Estado dá mais um grande passo na promoção da cultura de paz. O governador Simão Jatene entregou no final da tarde deste sábado (30), em Santa Bárbara, o Centro Integrado Pro Paz.

"Mais do que uma obra, este é um espaço para produção cultural e de construção da cidadania. Vivemos em uma sociedade cada vez mais pautada pela violência e é absolutamente necessário que a gente recupere e construa valores que facilitem a convivência das pessoas. E este é um espaço para esse tipo de iniciativa", destacou o governador Simão Jatene.

O Centro Integrado da Juventude é fruto de uma parceria do Governo do Pará com a Prefeitura de Santa Bárbara. A unidade ofertará inúmeros serviços que integram a rede de proteção social do município e as políticas públicas para a primeira infância, adolescência e juventude do Estado, tanto na prevenção quanto no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Esta é a sexta unidade na região metropolitana de Belém que trabalha a integração de políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens. É um projeto que foi construído em parceria com o município, que nos apresentou uma proposta. Nós fizemos algumas adequações e hoje estamos entregando esse espaço para a população", afirmou o presidente Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

O complexo conta com dois espaços multiuso para atividades de arte e cultura, duas quadras de vôlei de areia, copa/cozinha, um infocentro, salas de atendimento psicossocial, coordenação do espaço e recepção. Além do atendimento psicossocial, o Centro Integrado também ofertará cursos de qualificação. "A unidade vai começar a fazer a triagem e levantar a demanda tanto de Santa Bárbara, quanto de Benevides e Mosqueiro, para ofertar cursos profissionalizantes para os jovens entre 15 e 29 anos, a partir do mês de setembro", informou Bittencourt.

Entre os que comemoraram o novo espaço está Julielson Teixeira, 23 anos, integrante da Guarda Mirim, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Santa Bárbara. O jovem conta que mesmo com suas limitações físicas nunca desistiu de seus sonhos e que pretende participar das ações do Pro Paz. "Aprendi que a gente, que é cadeirante, tem que persistir, pois todas as atividades são possíveis para qualquer pessoa. Pretendo me inscrever nos cursos profissionalizantes e nas atividades esportivas, pois já vi muitos cadeirantes fazendo e isso me incentiva muito também. Esse espaço veio em boa hora", festejou Julielson.

Para o prefeito de Santa Bárbara, Nilson Santos, o Centro Integrado Pro Paz vai fortalecer as ações já existentes no município e permitir o atendimento de mais de 300 pessoas por mês. "A parceria com Estado foi exatamente para nós trabalharmos aquela que é a parcela da população que mais precisa de assistência", destacou.

"Temos três CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) funcionando hoje, mas nenhum está localizado na sede. Esse Pro Paz aqui no centro é estratégico e vai absorver as demandas da sede, que são as maiores, além de ofertar alguns serviços que os CRAS já desenvolvem. Sem dúvida é um grande ganho para toda a população", complementou Nilson Santos.

“Não basta só a parceria institucional. Você precisa mais do que isso. Se não existir a vontade efetiva de Estado e município, de construir algo diferente, essa parceria não tem efeito. E percebemos aqui uma grande vontade de construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz. E como chefe e representante do Executivo Estadual me sinto muito honrado de poder contribuir com isso, lembrando sempre que os recursos para obras como essa vêm de um só lugar, do bolso do cidadão", reiterou o governador Simão Jatene.

As ações coordenadas entre as duas entidades administrativas são fomentadas pela Secretaria Extraordinária de Estado dos Municípios Sustentáveis (SEEMS), que propõe uma agenda factível, conforme explicou Izabela Jatene, titular da pasta. “É uma construção coletiva. Através do diálogo conseguimos reforçar uma agenda municipal com responsabilidade. Vamos manter essa relação município-Estado alinhada, não só na lógica de balcão de pedidos, mas tendo em vista a responsabilidade de cada um”.

Parcerias - Outro bom exemplo de parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Santa Bárbara é o Estádio Municipal Arlindo Cardoso, o Cardosão, que tem capacidade para 2.500 pessoas. A obra, resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e a gestão municipal, foi entregue em maio deste ano. As atividades do Centro Integrado Pro Paz também serão desenvolvidas no espaço.

Dois meses antes da entrega do Cardosão, a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) e a Prefeitura de Santa Bárbara assinaram um protocolo de intenção, formalizando o início dos estudos de viabilidade para a implantação do Distrito Industrial do município, ampliando o número de Distritos Industriais distribuídos em áreas estratégicas do estado: em Belém (no distrito de Icoaraci), e nos municípios de Ananindeua, Barcarena e Marabá. Juntos, eles geram aproximadamente 20 mil empregos diretos. Para receber um novo polo industrial na cidade, Santa Bárbara recebe freqüentemente seminários e encontros para o setor produtivo pautando o desenvolvimento local.

Na área do turismo, com foco na geração de emprego e renda, o Estado apoiou institucionalmente a construção de um parque temático, na PA-391, que ocupa uma área de 400 hectares, totalizando quatro milhões de metros quadrados. O complexo turístico aquático tem investimento previsto de R$ 100 milhões, com previsão para gerar de 400 a 2000 empregos diretos na fase de obras. Com o empreendimento totalmente implantado a previsão é gerar até 10 mil empregos diretos. A primeira fase do projeto já foi concluída. No setor educacional a reforma da escola estadual Dr. Pádua Costa se destaca entre as obras realizadas na agenda de prioridades identificadas pela gestão municipal.

(Com colaboração de Dani Filgueiras)

Por Lidiane Sousa