Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Um dos maiores e melhores programas de inclusão e proteção social já criados por um governo de estado foi destaque novamente em um seminário de caráter nacional. O Pro Paz Integrado, programa do governo do estado do Pará que juntamente aos demais da Fundação Pro Paz reconhece, consolida e institucionaliza a cultura de paz e a não violência, hoje transformado em fundação, teve seus objetivos e resultados apresentados no I Seminário sobre a lei 13.431/2017 e o Atendimento Integrado às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências e III Encontro Nacional Dos Centros de Atendimento Integrado, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A coordenadora do Pro Paz Integrado, que atende crianças e adolescentes vítimas violência, Naiana Gurjão Santos, foi convidada para participar do encontro. Ela apresentou detalhadamente o trabalho desenvolvido nas unidades de atendimento e falou da experiência desses 13 anos de Fundação Pro Paz. “O nosso grande diferencial é que fazemos atendimento psicológico de fato dessas crianças e adolescentes”, disse. “E fazemos não só o atendimento, mas também o acompanhamento, da vítima e da família, para que se torne um adulto saudável”, disse a coordenadora. “Todo mundo se preocupa com a responsabilização do agressor, mas não se preocupa em saber que ele também é uma vítima e não pode se transformar num adulto agressor”, concluiu.

Naiana Gurjão fez ainda um resumo do Pro Paz e seu alcance no estado. Atualmente existem oito unidades de atendimento do Pro Paz espalhadas pelo estado do Pará, atendendo a mais de 50 municípios. “Temos hoje oito unidades no estado todo, com duas na capital e seis no interior, atendendo a municípios polo e cidades de entorno”, disse Naiana. “Cada unidade abriga vários órgãos para que nossos usuários não sejam obrigados a uma peregrinação de atendimento”, afirmou a coordenadora.

Sobre a participação no evento, a coordenadora agradeceu principalmente ao convite feito pela Childhood Brasil – entidade criada para proteger a infância e a adolescência – parceira do Pro Paz. “A Childhood é um parceiro maravilhoso e nos orgulha”, disse Naiana. “Num encontro desse porte, podemos ver a experiência e as dificuldades dos outros estados e aprender a resolver as dificuldades, além de vermos o que está sendo feito de bom para reproduzir e melhorar os nossos serviços”, disse a coordenadora.

Participações

Em abril deste ano, o Pro Paz foi tema de palestra e debates no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt, participou da mesa temática que debateu o enfrentamento à violência contra adolescentes, exclusivamente para explicar o programa, considerado um exemplo de boa prática social.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro reuniu prefeitas e prefeitos de todo o país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

Por Pascoal Gemaque

PROPAZ Integrado17, Outubro

Palestra em canteiro de obras aborda a violência doméstica

A violência doméstica foi tema da palestra do Pro Paz ministrada em um canteiro de obra. Foto: Rodolfo Oliveria /...

Leia mais
PROPAZ Geral29, Agosto

Pro Paz divulga resultado preliminar da segunda fase de PSS

A Fundação Pro Paz divulgou nesta segunda-feira, 29, no portal sipros.pa.gov.br, o resultado preliminar da segunda fase...

Leia mais
PROPAZ Geral17, Agosto

Governo articula ações para o enfrentamento da exploração sexual infantil

O Governo do Pará articula novas ações e parcerias para fortalecer o trabalho de combate à exploração sexual de...

Leia mais
PROPAZ Mulher07, Agosto

Atuação do Pro Paz Mulher é destaque nos 11 anos da lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 11 anos no próximo dia 7 de agosto e se consolida como a mais importante ferramenta...

Leia mais