Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

A Câmara Municipal de Marabá, no sudeste paraense, sediou a capacitação do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), do governo federal. O objetivo é garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico, culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. No Pará, a operacionalização do programa está a cargo do governo do Estado, por meio do Pro Paz Juventude, da Fundação Pro Paz.

O encontro, realizado nesta terça-feira (8), contou com a presença de quase 150 pessoas, entre gestores da educação estadual e municipal, estudantes, representantes da juventude e gestores das secretarias municipais de Marabá. O objetivo é permitir que a rede pública possa emitir o documento, principalmente nas escolas.

Wallace Leite, 16 anos, aluno do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Plínio Pinheiro, foi um dos alunos a participar da capacitação. Após ouvir a explicação, ele já baixou o aplicativo no celular. “Soube do programa hoje e fiquei muito feliz. Já baixei o aplicativo e emiti meu Id. É um projeto muito bom que os governos federal e estadual estão proporcionando pra gente. Com essa passagem eu pretendo viajar e conhecer outros lugares, uma vez que não pagar o valor da passagem faz muita diferença para nós”, afirmou.

Critérios - O Id Jovem é destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, de família com renda mensal de até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e essas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, mais de um milhão de jovens paraenses têm direito ao documento.

 “A intenção é exatamente tirar do papel os direitos da juventude e efetivar essa política pública, que vem ganhando cada vez mais espaço. O governo federal não consegue chegar sozinho a todos os Estados brasileiros, e aqui no Pará o Pro Paz Juventude vem realizando as capacitações para divulgar o programa, além de levar a emissão do documento com a Caravana Pro Paz Cidadania, chegando a diversos municípios do Estado. O Id Jovem proporciona para o jovem acesso à cultura, seja em eventos, teatros, cinema, parque de diversão, pagando a metade do preço ou viajando de graça para outros Estados. Isso é algo muito enriquecedor para a sua construção de vida”, explicou o coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues.

O cartão Id Jovem virtual pode ser gerado após a inclusão e a validação dos dados pessoais no aplicativo para smartphones ou no site do programa. Para os celulares, basta fazer o download do aplicativo e inserir os dados solicitados para gerar o cartão virtual, que fica salvo no próprio aplicativo. Pelo site o processo é semelhante. O jovem deve acessar o endereço do programa e informar os dados cadastrais. Após a geração do cartão virtual, deve salvá-lo como imagem e imprimi-lo. Na Caravana Pro Paz Juventude há agentes e acesso à internet para cadastro no programa.

Por Mayara Albuquerque

PROPAZ Geral12, Agosto

População de Santa Bárbara recebe o Centro Integrado Pro Paz

Cultura, arte, educação, saúde e cidadania. Esses são alguns dos pontos primordiais para a construção de uma juventude...

Leia mais
PROPAZ Juventude09, Julho

Caravana Pro Paz chega à marca de mil identidades jovens emitidas

Novidade este ano na Caravana Pro Paz, o Id Jovem atingiu a marca de mil documentos emitidos neste fim de semana. Desde...

Leia mais
PROPAZ Juventude22, Junho

Programa Id Jovem vai atender mais de um milhão de pessoas no Pará

A Identidade Jovem (Id Jovem), documento que garante acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-...

Leia mais
PROPAZ Cidadania12, Junho

Caravana Pro Paz atende mais de 980 pessoas no primeiro dia

Iasmin da Silva, 14 anos, acaba de ser mãe. Seu filho, João Guilherme, tem apenas 18 dias. Nem a mãe nem o filho tinham...

Leia mais