Início >> Noticia >> Pro Paz combate violência contra crianças e adolescentes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz combate violência contra crianças e adolescentes

O Programa Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), da Fundação Pro Paz, vem promovendo, neste semestre, reuniões com representantes de entidades que integram a rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes nos municípios do interior do Pará. A agenda faz parte do Projeto Caminhos da Paz, que visa conhecer as necessidades da população, em todas as regiões, por meio de debates que aprimorem o conhecimento e atualizem as orientações repassadas aos operadores da rede, além de enfatizar as regras básicas que contribuem para a manutenção de direitos humanos na infância.

Nesta semana, a equipe do Mover esteve em municípios do Baixo Amazonas, no oeste paraense. Junto com os demais membros da equipe, o técnico Antônio Boal visitou as sedes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Assistência Social, esclarecendo dúvidas de conselheiros, assistentes sociais e psicólogos, e reiterando a importância da integração entre o poder público e a sociedade. “É fundamental fortalecer os vínculos desses entes, para que reforcemos o enfrentamento a males como a exploração sexual de meninos e meninas, a violência doméstica e situações de trabalho infantil registradas no Estado”, explicou.

William Bonfim, conselheiro tutelar do município de Alenquer, considerou “importante o trabalho que a equipe do Pro Paz trás ao município, ao provocar a discussão de questões e a capacitação da rede. É uma parceria que queremos ter cada vez mais estreitada”.

O Mover busca promover a integração e articulação entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA), por meio de cursos de atualização nas 12 regiões de integração do Estado.

Por Mayara Albuquerque