Início >> Noticia >> UIPP da Terra Firme oferece à comunidade curso de primeiros socorros
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

UIPP da Terra Firme oferece à comunidade curso de primeiros socorros

“Sou ambulante e já vi muitas situações de atropelamento no meu bairro. Sempre me senti inútil em não poder fazer algo, e quando soube do curso logo pensei em me inscrever. Aprendi técnicas e manobras para um atendimento eficiente, para saber estabilizar vítimas em diferentes situações. A UIPP sempre está em contato com a comunidade, trazendo essas atividades, que são muito importantes para nós”, contou nesta quinta-feira (10) Francisco Gonçalves, 49 anos, um dos participantes do curso de primeiros socorros oferecido à comunidade desde segunda-feira (7), na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) no Bairro da Terra Firme, em Belém.

Ministrado por um técnico do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o curso tem como objetivo repassar orientações básicas em situações emergenciais para a comunidade, utilizando objetos alternativos, como papel, chinelo e papelão. O curso será encerrado nesta sexta-feira (11), com a entrega de certificado a todos os 28 participantes.

“A gente sempre busca oferecer serviços como esse para a população, porque além de promover a qualificação integram a comunidade aos órgãos de segurança. Com essa integração conseguimos trabalhar a resolução de conflitos de forma pacífica, que é o nosso maior objetivo aqui”, ressaltou Socorro Fernandes, coordenadora da UIPP da Terra Firme.

Primeiro atendimento - “O curso trata sobre técnicas de primeiros socorros em paradas cardíacas, convulsões, desmaios, hemorragias, luxação e entorses. Como os primeiros socorros são o primeiro atendimento de uma vítima, e nem sempre temos tantos recursos em casa ou na hora da emergência, estamos utilizando aqui equipamentos alternativos para ensinar como imobilizar a vítima, como movimentá-la, como ajudar a aliviar sua dor. Queremos que eles se tornem multiplicadores destas informações, que são tão importantes”, disse o instrutor Fábio Pinheiro, 34 anos, cabo do Corpo de Bombeiros.

A técnica de enfermagem Miriam Vieira, 52 anos, participa do curso para ampliar seus conhecimentos. “O curso é muito importante, tanto para pessoas da área de saúde quanto para leigas, por ensinar como ajudar em casos de emergência, que podem acontecer a qualquer hora. Estou gostando muito de participar”, afirmou.

Por Mayara Albuquerque