Início >> Noticia >> Ação cidadania da ParáPaz chega aos municípios de Marabá e Parauapebas

Ação cidadania da ParáPaz chega aos municípios de Marabá e Parauapebas

segunda-feira, 1 Abril, 2019
O programa “Governo Por Todo o Pará” chega ao sudeste paraense na próxima terça-feira (2), quando o chefe do executivo, Helder Barbalho, instala provisoriamente o governo do Estado em Marabá, distante cerca de 555 km de Belém. Depois de ter tomado posse nesse município, em 1º de janeiro, o gestor retorna para levar parte da estrutura do Estado e realizar inúmeras ações que beneficiarão a população em um momento muito especial: na semana em que Marabá completa 106 anos de emancipação político-administrativa, celebrada no dia 5 de abril.

E, para comemorar essa data histórica, a Fundação Parápaz promoverá no dia do aniversário de Marabá mais uma Ação Cidadania. Antes, em 3 de abril, a Fundação levará essa ação a Parauapebas, outro município que receberá a comitiva estadual, que passará, ainda, por Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Tucumã, onde ocorrerão inaugurações e reuniões com prefeituras e câmaras municipais de todo o sudeste do Pará.

Foto: Mayara Souza

Serviços à População
Em Parauapebas, a Ação Cidadania ocorrerá de 8h30 às 17 horas,  Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela, rua C, n¤ 16, Quadra Institucional, 10A,  bairro Tropical. Ali serão ofertados serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda, como a realização de consultas médicas especializadas, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite virais, além de emissão de carteira de identidade, palestras sobre a importância de se doar sangue, direito do consumidor e apresentações culturais. As secretarias municipais de Parauapebas ofertarão, dentre outros serviços, emissão de RG, cortes de cabelo e maquiagem.

Em Marabá, a Ação Cidadania ocorrerá no Centro de Convenções e Eventos, no horário de 9 às 17 horas. Também serão promovidos serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda. O TRE estará presente fazendo o recadastramento biométrico, a Emater fará oficinas como de pintura de tecido e de agronomia e o Ideflor-bio de produção de mudas. O Sebrae conversará com o público para incentivar a abertura de pequenos negócios. Haverá, ainda, escovódromo, teatro de fantoches e orientações sobre trânsito seguro.

No dois municípios, a Fundação Parápaz conta com o apoio das seguintes Instituições para a realização da Ação Cidadania: Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Saúde (Sespa), de Justiça e de Direitos Humanos (SEJUDH) e de Cultura (Secult), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Polícias Civil e Militar, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Corpo de Bombeiros, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede Celpa, prefeituras municipais locais e Escola Técnica Vale dos Carajás.

E, para comemorar essa data histórica, a Fundação Parápaz promoverá no dia do aniversário de Marabá mais uma Ação Cidadania. Antes, em 3 de abril, a Fundação levará essa ação a Parauapebas, outro município que receberá a comitiva estadual, que passará, ainda, por Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Tucumã, onde ocorrerão inaugurações e reuniões com prefeituras e câmaras municipais de todo o sudeste do Pará,

Serviços à População
Em Parauapebas, a Ação Cidadania ocorrerá de 8h30 às 17 horas, na praça Central do bairro dos Minérios. Ali serão ofertados serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda, como a realização de consultas médicas especializadas, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite virais, além de emissão de carteira de identidade, palestras sobre a importância de se doar sangue, direito do consumidor e apresentações culturais. As secretarias municipais de Parauapebas ofertarão, dentre outros serviços, emissão de RG, cortes de cabelo e maquiagem.

Por: Claudia Aguilla