Início >> Noticia >> Capacitação vai traçar estratégias para garantia de direitos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Capacitação vai traçar estratégias para garantia de direitos

terça-feira, 20 Fevereiro, 2018

O município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebeu nesta terça-feira (20) o Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), que promove uma capacitação destinada a elaborar com órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil, conselheiros tutelares e demais membros da rede de garantia de direitos da criança e adolescentes, ações e estratégias para o fortalecimento dos direitos de menores de 18 anos. O encontro será realizado até a próxima quinta-feira (22), das 09 às 17 h, no auditório da URE 8 (Unidade Regional de Educação).

A presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman, destacou a importância da integração regional para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). “O Pro Paz, por meio do Mover, tem a missão principal de articular e mobilizar esta rede, para que a prestação de serviços seja feita e priorizada pelos atores que a compõem. Hoje tivemos a participação massiva do Judiciário, em contato com a sociedade e os conselheiros tutelares. Assim, eles se enxergam dentro deste organismo e têm a certeza que o sistema funciona, quando se trabalha com uma equipe alinhada e bem articulada”, ressaltou.

Após a abertura do evento houve a palestra “Pará sustentável: eixo social”, ministrada por Adriana Fernandes, assessora técnica da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais, na qual ela reforçou “a política já desenvolvida pelo governo do Estado sobre o desenvolvimento harmônico e sustentável". Segundo ela, os municípios que participam da capacitação conhecem melhor a rede, "e o serviço é fortalecido com a capacitação, para que possamos impactar positivamente na vida dessas pessoas”.

Para quem participa do evento, o momento é uma oportunidade de integração e contato com outros profissionais, para esclarecer dúvidas e melhorar a execução das ações. “Em Castanhal nós recebemos muitas demandas de crianças e adolescentes. Então, participar é muito importante, porque além de fortalecer e conhecer melhor a rede, nós sabemos para onde encaminhar, como proceder em determinadas demandas, como a questão de drogas e acolhimento dessas crianças e adolescentes. O fato de estar no Mover só fortalece e agrega novos conhecimentos para a nossa área de atuação”, disse Fábia Teixeira, assistente social do Centro de Assistência Psicossocial (Caps 3), que funciona em Castanhal.

Presencial e a distância - No primeiro dia da capacitação quase 150 operadores do sistema de educação, saúde e assistência social, conselheiros tutelares e representantes de movimentos sociais de Castanhal, além de representantes de 16 municípios próximos, participaram das ações presenciais.

Além da modalidade presencial, com cursos e palestras, o Mover realiza na modalidade EAD (Educação a Distância) o curso Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, com orientações sobre justiça restaurativa e outros temas afins.

Serviço: As inscrições para participar dos cursos e palestras ainda podem ser feitas pelo site da Fundação Pro Paz – www.propaz.pa.gov.br

Por Emanuele Corrêa