Início » Noticia » Castanhal é contemplada com serviços de cidadania no dia do aniversário da cidade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Castanhal é contemplada com serviços de cidadania no dia do aniversário da cidade

quarta-feira, 29 Janeiro, 2020

Centenas de pessoas aproveitaram o feriado em Castanhal, cerca de 70km da capital, para ir em busca dos diversos serviços gratuitos ofertados entre 8h e 15h da tarde de terça-feira (28) na Ação Cidadania, programa do Governo do estado, realizado no Parque de Exposições do município, através da Fundação ParáPaz.

A ação integrou a programação de aniversário da cidade e beneficiou muitos moradores, até os que moram mais distantes. Leila Pantoja (47) veio da agrovila São Raimundo, próximo a Castanhal, para receber orientação através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Quero abrir uma área de lazer e uma loja de roupas e não sabia por onde começar. Anotei todo o passo a passo e agora não perco mais tempo procurando o que fazer pra dar entrada no meu negócio”, comemorou Leila, que sonha há anos em construir algo próprio.

A emissão de documentos foi um dos serviços mais procurados, principalmente a carteira de identidade. O atendente de uma loja de calçados, Alexandre Matos, trouxe a filha pequena para tirar a primeira via do documento. “Geralmente a gente aproveita o feriado pra descansar, mas não podia deixar passar essa oportunidade com tudo isso de graça pra fazer”, sorriu o rapaz.

“Foi uma satisfação presentear o município dessa forma, trazendo órgãos do governo para atender às demandas da população nesse dia tão especial.“ comentou Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.

Doando sangue pela segunda vez, a dona de casa Márcia Cristina (27) aproveitou a facilidade para fazer uma boa ação. “Quando vi o ônibus fui direto doar e fiquei surpresa do quanto é confortável”, disse a doadora enquanto tomava seu café após a coleta. “Me sinto muito bem ajudando os outros e dando o exemplo pra minha filha”, finalizou.

Serviços - Consultas médicas, aferição de pressão arterial, entrega de kit de higiene bucal, além de testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, a comunidade também teve acesso à serviços de estética, orientação sobre cheque moradia, entre outros.

Parceiros – Participaram da ação as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Segurança Pública (Segup), além da Fundação Hemopa, Defensoria Pública, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab), também apoiaram na prestação de serviços.

 

Por: Nathalia Mota
Fotos: Ana Paula Lima