Início >> Noticia >> Governo do Pará Comemora Aniversário do Ver-o-Peso Com Ação Cidadania
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Governo do Pará Comemora Aniversário do Ver-o-Peso Com Ação Cidadania

terça-feira, 26 Março, 2019
 
Patrimônio cultural brasileiro, a feira livre mais famosa de Belém do Pará, o Ver-o-Peso, completa nesta quarta-feira, dia 27 de março, 392 anos de existência. Para celebrar a data, o Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, promoverá mais uma Ação Cidadania nesse que é considerado o principal cartão-postal da capital paraense, eleito há uma década como uma das sete maravilhas brasileiras.
Em parceria com o Instituto Ver-o-Peso, organização que passou a reunir todas as associações de trabalhadores do espaço e que irá mobilizar os participantes para o evento, e com as Secretarias de Estado de Saúde (Sespa), de Justiça e de Direitos Humanos (SEJUDH), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Cultura (Secult), além do DETRAN, Hemopa, Polícia Civil, Defensoria Pública e o Sebrae, a Ação Cidadania ofertará serviços nas áreas de saúde, assistência, trabalho, renda, jurídica e outras vinculadas às políticas públicas desenvolvidas pelo Executivo estadual. 
Os serviços estarão disponíveis de 8 às 12 horas, em estruturas e veículos que ficarão estacionados na avenida Boulevard Castilhos França, em frente às barracas da feira. As senhas para acesso aos serviços serão distribuídas tanto aos feirantes como à população que for prestigiar a festa de aniversário do Veropa, como o espaço passou a ser carinhosamente chamado pelos paraenses.
Às 18 horas, a Secult, em parceria com o Sesi, proporcionará ao público a apresentação do tradicional espetáculo teatral "Verde Ver-o-Peso", que retrata o dia a dia do lugar. A apresentação será na praça da Escadinha. E, ao final, todos serão convidados para fazer um grande mutirão de limpeza no espaço.
Vendedores da pedra do peixe também serão contemplados com os serviços da Ação Cidadania - Foto: arquivo AG.Pará
 
Um pouco da História
Tombado em 1977 como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Cultural (IPHAN), o Ver-o-Peso foi inaugurado em 1625. Então batizado de Casa de “Haver o Peso”, o espaço serviu originariamente como um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos, pois Belém era o maior entreposto comercial da região, recebendo comerciantes e produtos não somente do Norte, como também de outras regiões do Brasil e até do exterior, especialmente da Europa.
Foi entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX que o espaço passou pela primeira grande reforma, sendo construídos os Mercados de Ferro e Francisco Bolonha, que passaram a ficar conhecidos, respectivamente, como Mercado de Peixe e Mercado de Carne.
Pela diversidade de atividades e de produtos que são comercializados no local, o Ver-o-Peso acabou se tornando um complexo, que envolve desde a própria feira do Ver-o-Peso e os mercados de Carne e de Peixe, como também a Feira do AçaÍ, a doca de embarcações e as Praças do Pescador e do Relógio. Não há uma estatística precisa, mas estima-se que, hoje, cerca de 4 mil pessoas tem como principal fonte de renda as atividades que desenvolvem no Veropa.
Entre os principais trabalhadores que atuam no complexo, estão: feirantes, açougueiros, lojistas e os balanceiros, que são àqueles que compram diretamente os peixes dos barqueiros que aportam na praça do Pescador. Há, ainda, os ajudantes dos balanceiros, conhecidos como viradores, os carregadorers, os vendedores da pedra do peixe, os freteiros e os barqueiros que trazem os peixes. São esses profissionais que, de geração em geração, preservam a identidade do lugar e transmitem a cultura ali produzida.
Órgãos participantes da Ação Cidadania
● SESPA - A Sespa levará três unidades móveis com serviços nas áreas Clínica, Pediatria e Ginecologia. Uma equipe fará a triagem para consultas médicas especializadas. Haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia, exame clínico e diagnóstico de câncer bucal. E, ainda, distribuição de kits, palestras educativas e preventivas, escovódromo com escovação supervisionada e aplicação tópico de flúor. Também estão previstas atividades educativas para saúde da mulher e do homem e orientação sobre alimentação saudável.
● SEJUDH/PROCON
A SEJUDH vai dar encaminhamentos para aquisição de CTPS e RG e dar orientação sobre prevenção ao uso de drogas ilícitas. E o Procon estará presente com seu balcão de Direitos, para orientar sobre os direitos do consumidor. 
● Hemopa - Unidade Móvel para Coleta de sangue
● Policia Civil - emissão de RG - 1ª e 2ª via
● Defensoria Pública - Haverá encaminhamento para os cartórios para aquisição de 2° via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Também haverá orientação jurídica.
● SECULT -A Secult, em parceria com o Sesi, levará o tradicional espetáculo teatral"Verde Ver-o-Peso", que retrata o dia a dia do lugar. Será às 17 horas.
● DETRAN - O Detran promoverá conversa com o público sobre “Comportamento seguro no Trânsito” e os serviços de habilitação, envolvendo 1ª habilitação, renovação de CNH, taxas, veículos, aquisição e emplacamento, transferência de propriedade e de jurisdição, licenciamento e IPVA. 
● SEASTER - A Seaster vai orientar sobre Cadastro Único, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população e sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção.
● SEBRAE - Parceiro do Governo do estado em inúmeras ações, o Sebrae vai divulgar seu projeto de turismo, onde constam ações de conscientização para a preservação dos pontos turísticos do estado, como o Ver-o-Peso.

Por: Claudia Aguilla