Início » Noticia » Mães homenageadas em recital do Projeto Música e Cidadania

Mães homenageadas em recital do Projeto Música e Cidadania

sexta-feira, 12 Maio, 2017

O projeto Música e Cidadania realizou um recital na manhã desta sexta-feira, 12, em homenagem ao Dia das Mães.  As atrações foram Cabanagem Jazz Band, Serenata de Choro e o cantor e compositor Pedrinho Cavallero. Os alunos do Pro Paz de Marituba, que estão participando das atividades musicais nos polos do projeto, acompanharam o recital realizado na Sala Ettore Bosio.

A Cabanagem Jazz Band, fruto do trabalho de educação musical realizado na Sociedade Beneficente Cristo Redentor, no bairro da Cabanagem, apresentou músicas como “Cabelo de Fogo”, do Maestro Nunes; “The Chicken”, do contrabaixista Jaco Pastorius, e um arranjo especial da canção “Ai menina”, da cantora paraense Lia Sophia.

Criada em 1999, a Escola de Música do Cristo Redentor auxilia na formação de jovens músicos da comunidade. Em convênio com a Fundação Carlos Gomes, atende 350 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Esse trabalho, que já revelou novos talentos, contribuiu para a entrada de vários deles na universidade. Atualmente, três dos alunos possuem mestrado, dois graduação, um especialização, cinco estão cursando a universidade e 10 com o nível Técnico pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

O cantor, compositor e produtor cultural Pedrinho Cavallero encerrou o recital cantando algumas das suas principais canções, "Pássaro Cantador" e "Apara com Esse Namoro", que marcaram a década de 80. “A única coisa que eu acredito é na revolução da educação através da arte, então a arte é importantíssima nesse contexto de inclusão social. Trazer essas crianças que são da periferia para assistir música popular e erudita é uma forma de aprendizado também, porque foi dessa forma que eu me apaixonei pela música e ando até hoje apaixonado por ela”. Pedrinho Cavallero contou um pouco da sua trajetória da música e dedicou sua apresentação às mães presentes na sala Ettore Bosio.

O projeto Música e Cidadania é uma atividade de extensão da Fundação Carlos Gomes (FCG) realizada em parceria com escolas públicas, associações comunitárias e ONG’s, possibilitando aos alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) a experiência prática na aprendizagem do papel de educador musical. O projeto contribui para a descentralização do ensino da música, proporcionando conhecimento musical para crianças, adolescentes e jovens que vivem em bairros localizados na periferia da Região Metropolitana de Belém.

Por Rosa Cardoso