Início >> Projetos >> Geral >> Noticias >> Mover debate violência contra crianças e adolescentes em Paragominas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Mover debate violência contra crianças e adolescentes em Paragominas

A violência sexual contra crianças e adolescentes foi o tema principal do primeiro dia do encontro de atualização dos servidores responsáveis pela garantia de direitos de crianças e jovens, iniciado na terça-feira (20), e promovido pelo Mover (Movimento de Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente), no Teatro Reinaldo Castanheira, no município de Paragominas, no nordeste do Estado. O encontro visa capacitar servidores, a partir dos debates sobre temas que envolvem a juventude, como o enfrentamento à violência, medidas socioeducativas e uso de drogas. 

Cerca de 60 pessoas participaram da cerimônia de abertura, na qual foram apresentadas as ações realizadas pelo Mover e Programa Pro Paz, que ajudam a fortalecer o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. O primeiro dia contou com a presença de conselheiros tutelares, conselheiros municipais de Direito, técnicos das secretarias municipais de Assistência, Saúde e Educação, além de defensores públicos, representantes do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), professores e estudantes. 

O coordenador do Mover, Antonio Neto, ressaltou que o encontro ajuda a qualificar servidores para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. “Qualificando os operadores sobre os direitos dos jovens, podemos realizar um atendimento melhor. Podemos qualificar os conselheiros tutelares e professores da rede pública, para que juntos possam identificar se uma criança foi vítima de violência ou abuso sexual, e qual o procedimento correto para a realização de um atendimento qualificado”, explicou.

Antonio Neto também disse que o encontro é uma oportunidade para que os servidores possam ouvir os problemas enfrentados pelos jovens da região, criando linhas de ação para melhorar o combate à violência e garantir os direitos de crianças e adolescentes. “A participação dos jovens é fundamental para que esse evento tenha sucesso. Precisamos ouvir os problemas que os atingem, para definir estratégias em nossos debates e garantir um atendimento cada vez melhor para o jovem”, declarou.

O encontro prosseguiu com debates nesta quarta-feira (21), com a abordagem de temas como o Protagonismo Juvenil, Justiça Restaurativa e Drogadição de Jovens.

O evento será encerrado na quinta-feira (22), com a apresentação de linhas de ação que serão implantadas nos municípios convidados para o encontro, para fortalecer a rede de enfrentamento a esse tipo de violência. Participam servidores dos municípios de Paragominas, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Rondon do Pará, Ulianópolis, Tomé-Açu, Aurora do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Ourém e Santa Luzia do Pará. 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz