Início >> Noticia >> Mover faz encontro sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Mover faz encontro sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Começou na última quarta-feira (16) o encontro regional do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover) em Redenção, no sudeste do Pará. Cerca de 160 inscritos participam do evento, que tem como objetivo discutir os principais desafios para a garantia de direitos e o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os participantes do encontro são operadores do sistema de garantias de direitos de nove municípios da região de integração do Araguaia. Eles vão apresentar os projetos desenvolvidos em cada município, além de trocar experiências para a elaboração de um plano de ação que possa garantir os direitos de crianças e jovens na região.

Nesta quinta-feira (17), os temas debatidos no segundo dia do encontro regional do Mover são a aplicação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que presta atendimento especializado a adolescentes autores de atos infracionais; protagonismo juvenil, que garanta a participação de adolescentes e jovens nas políticas públicas dos municípios; e o enfrentamento à violência sexual.

Segundo o coordenador do Mover, Antônio Neto, o público compareceu em grande número, o que facilita para que os coordenadores do encontro possam conhecer as dificuldades enfrentadas em cada município. “Todos os convidados estão presentes nos debates e palestras. Essa é uma oportunidade também de ouvir e conhecer melhor os problemas que os jovens da região enfrentam diariamente, para que possamos trocar experiências e elaborar linhas de ação para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou.

O encontro regional do Mover tem a participação de conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, técnicos das secretarias municipais de assistência, saúde e educação, diretores de escolas e adolescentes, entre outros, dos municípios de Redenção, Bannach, Cumaru do Norte, Rio Maria, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia.

Segundo a conselheira tutelar de Cumaru do Norte, Sonia Maria Leal Santos, o encontro é uma oportunidade para que os problemas enfrentados por cada conselheiro possam ser expostos e debatidos para que todos possam encontrar soluções. “Por ser uma cidade pequena, Cumaru do Norte enfrenta problemas em relação às drogas e à prostituição dos jovens. Graças à parceria que temos com as polícias Civil e Militar, conseguimos atender os jovens de nossa cidade. Com esse encontro espero ganhar mais experiência  para que possa aconselhar cada vez melhor os jovens”, disse.

Para a juíza Adriana Tristão, da Vara da Infância e da Juventude de Redenção, o encontro do Mover possibilita uma aproximação entre os agentes da rede de garantia de direitos dos municípios da região de integração do Araguaia e garante a troca de experiências para que todos possam trabalhar juntos para combater a violência e a exploração infantil.

“Essa reunião é de extrema importância para que possamos trocar ideias. Atualmente, a nossa principal dificuldade é o afastamento que temos entre os municípios aqui da região, o que acaba dificultando o acompanhamento de jovens e impede que tenhamos um trabalho mais efetivo. Com essa reunião aqui em Redenção, temos a oportunidade de conhecer as realidades de cada município e garantir um atendimento melhor aos jovens”, pontuou.

O encontro regional do Mover segue até sexta-feira (18), no Auditório do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente é um projeto do programa Pro Paz, que integra os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os organismos de controle social, como os conselhos de direitos e as organizações não governamentais, para promover o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes.

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz