Início >> Noticia >> Mover participa de oficina do Selo Unicef em Parauapebas

Mover participa de oficina do Selo Unicef em Parauapebas

O coordenador do Mover, Antonio Neto (d), recebe das mãos do prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (c), uma medalha comemorativa aos 25 anos do município.

Terminou nesta quinta-feira, 27, uma oficina realizada pela equipe do Selo Unicef Município Aprovado em Parauapebas, que tem como objetivo apresentar a metodologia do projeto criado pelo Fundo das Nações Unidas e que visa garantir os direitos de crianças e jovens que aderiram ao selo. A oficina contou com representantes de 34 municípios paraenses e da sociedade civil que divulgarão as ações desenvolvidas pelo selo aos gestores municipais que aderiram ao projeto.

O evento contou com a participação de representantes do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), pertencente ao programa Pro Paz, que é responsável pela organização das reuniões do Selo Unicef nos municípios do Pará.

Segundo o coordenador do Mover, Antonio Neto, além da oficina apresentar a metodologia do Selo Unicef, ela também facilita que sejam apresentadas as ações realizadas pelo Mover nos municípios do Estado, difundindo os dois projetos, que têm resultados em comum. “Como somos os organizadores dos encontros realizados no estado, estamos acompanhando e incentivando todos os municípios a realizarem o seu fórum municipal, para tratar do plano de ação que cada prefeitura vai desenvolver durante os próximos dois anos, e assim melhorar os índices de atendimento a crianças e adolescentes e conseguir o Selo Unicef em 2016. No segundo semestre desse ano, vamos acompanhar junto com a equipe do Unicef como está o andamento das estratégias desenvolvidas em cada município para que o maior número consiga a sua certificação”, declarou.

Durante a programação, o programa Pro Paz foi homenageado pela prefeitura de Parauapebas com uma medalha comemorativa aos 25 anos do município, pelos serviços prestados à população. Para Antonio Neto, essa homenagem é o reconhecimento do trabalho realizado pelo programa Pro Paz para crianças e adolescentes de todo o estado. “Fomos reconhecidos como o ‘amigo do povo de Parauapebas’ e é muito gratificante saber que todas as nossas atividades para o cumprimento do estatuto da criança e do adolescente no Pará estão dando resultados positivos,” disse.

Após as oficinas, o próximo passo é levar a metodologia do Selo Unicef para a população de cada município que aderiu ao projeto. Para isso, os gestores municipais terão que realizar fóruns municipais até o dia 30 de junho para a população e assim construir estratégias para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Texto:
Tiago Furtado