Início >> Noticia >> Mover promove debate sobre o estatuto da criança e adolescente
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Mover promove debate sobre o estatuto da criança e adolescente

terça-feira, 8 Maio, 2018

O Movimento pela valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover) realizou nesta terça-feira, 8, o primeiro dia de discussão sobre o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, no centro de convenções de Altamira. Reunindo conselheiros tutelares, técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Assistência Social (Cras), entre outros, o curso objetivou potencializar a política de atendimento.

Ao final do encontro é produzido um relatório com as demandas do município, para apontar soluções específicas para os problemas locais. "A partir das discussões locais queremos traçar um plano de desenvolvimento estratégico. Discutir e conversar com esses atores sociais para minimizar e até erradicar os problemas de violência, exploração sexual e violação dos direitos das crianças e adolescentes. É importante fortalecer a rede de atuação e ampliar as discussões", disse Angelina Valente, coordenadora do Mover.
 
"Propomos um diálogo qualificado na garantia dos direitos da criança e do adolescente. O ECA é de fato um instrumento de proteção desses direitos, por isso, o mover é um evento extremamente importante. A fala da Fasepa aqui é de orientar para garantia de direitos, considerando que a criança e o adolescente têm direito de ser prioridade nas políticas públicas. Por outro lado, quem tem o dever somos nós, estado, sociedade e família, é uma atuação em conjunto", disse Sônia Gama, sobre a importância do evento e da articulação entre os segmentos sociais, na política de proteção dessas crianças e adolescentes.
 
Os participantes interagiram e discutiram as perspectivas da realidade do município pontuando as principais demandas de Altamira. Para Fabíola Pereira da Silva, conselheira tutelar de Altamira, toda capacitação agrega uma nova perspectiva para olhar as problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. "No dia a dia de trabalho tomamos conhecimento das demandas, mas nunca aprendemos tudo. Diante das informações do governo, nosso município e municípios vizinhos vão enriquecendo o conhecimento e o nosso atendimento na garantia do direito de crianças e adolescentes. As principais demandas da município são relacionadas a abuso e exploração sexual e o foco desde o '18 de maio' é o combate", disse a conselheira.
 
O encontro é realizado até esta quarta-feira, 9, em Altamira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Convenções e cursos - Auditório I - acesso II s/n, bairro Premem. O Mover é realizado pela Fundação Pro Paz e, este ano, já ocorreu anteriormente em Castanhal e Itaituba. Até o mês de junho, a capacitação chegará a Tucuruí, Barcarena, Redenção e Melgaço.
 
Por Emanuele Corrêa