Início >> Noticia >> Parceria entre Pro Paz e Celpa incentiva coleta seletiva entre jovens
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Parceria entre Pro Paz e Celpa incentiva coleta seletiva entre jovens

 

A partir de parceria entre a Fundação Pro Paz e a Celpa, as crianças e adolescentes do Pro Paz nos bairros vão fazer coleta seletiva de lixo dentro do projeto Ecocelpa. A ação ocorre durante os preparativos para a Copa Verde, evento esportivo que incentiva práticas sustentáveis e que terá a participação de times de futebol da região Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Os jovens atendidos pelo Pro Paz participam de gincana em que uma das etapas consiste no recolhimento da maior quantidade possível de resíduos recicláveis. Os grupos são divididos por polos, que abrangem os bairros do Mangueirão, Guamá, Terra Firme e Sacramenta e o município de Marituba, na região metropolitana. O polo que obtiver maior número de resíduos recolhidos terá a oportunidade de assistir aos jogos dos times paraenses na Copa Verde. A gincana inclui ainda a elaboração de uma redação, produção de lixeiras sustentáveis e uso de resíduos para a produção artística.

Segundo o líder da área de Eficiência Energética da Celpa e um dos responsáveis pelo Ecocelpa, Hugo Cardoso, a parceria agrega de maneira muito positiva ao projeto. “Com a isso, estamos incentivando as futuras gerações para a preservação do meio ambiente. É de extrema importância que estes jovens tenham conhecimento sobre a destinação adequada dos resíduos e passem esse ‘jogo’ adiante”, diz.

“A educação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis nos polo são pilares do desenvolvimento da cultura de paz entre crianças e adolescentes. As ações da Copa Verde são apenas o começo. Queremos ampliar esse conceito e cada vez mais estimular que alunos e comunidade se envolvam e busquem cuidar do meio ambiente”, afirma o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

A gincana para a coleta de resíduos com os jovens atendidos pelo Pro Paz, iniciada no começo de março, segue até 12 de abril, quando começa a pesagem dos materiais arrecadados. Os jovens participam ainda de palestras, promovidas pela concessionária de energia elétrica, sobre preservação do meio ambiente. As semifinais contarão ainda com uma apresentação dos alunos.

Lançado no ano passado, o Ecocelpa tem a finalidade de contribuir com a preservação do meio ambiente e conceder descontos na conta de energia por meio da coleta seletiva. Em 2015, foram coletadas cerca de 206 toneladas de resíduos. Essa quantidade significa 616 quilos capturados de CO2 (gás carbônico) e uma economia de mais de 945 MWh, em se tratando de energia elétrica, pois para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética, devido ao reprocessamento e a não retirada e processamento direto das matérias-primas na natureza.

Mayara Albuquerque
Fundação Pro Paz