Início » Noticia » Pela quinta vez em Ananindeua, Ação Cidadania beneficia milhares de pessoas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pela quinta vez em Ananindeua, Ação Cidadania beneficia milhares de pessoas

domingo, 1 Dezembro, 2019

Há 9 meses promovendo ação cidadania à população paraense gratuitamente, a Fundação ParáPaz realizou pela quinta vez, na manhã de sábado (30), atendimentos no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. 

 

Milhares de pessoas compareceram ao Centro Municipal em Educação Infantil Irmã Dulce, de 8h às 15h, no bairro de Águas Lindas, e aguardaram ansiosamente pelos serviços de mais de dez órgãos estaduais e parceiros. 

 

Agendamento de carteira profissional (CTPS); emissão de carteira de identidade; 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; orientações jurídicas e empresariais estavam disponíveis, além de informações sobre cheque moradia, negociação de débito com a Cosanpa, embelezamento, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, vacinas, consultas oftalmológicas, pediátricas e ginecológicas, entre outros serviços, atenderam as demandas da comunidade.

 

Saúde- A moradora do bairro, Viviane Cristiane (23), acordou cedo para garantir atendimento médico ao seu filho de apenas 1 ano e 8 meses. “Geralmente ele é consultado por enfermeira ou clínico geral, nunca levamos no pediatra, hoje é a primeira vez”, disse. 

 

Enquanto Viviane dava de mamar durante a consulta, a pediatra Ellen Nascimento ficou surpresa ao saber que a criança de quase 2 anos não se alimentava com comida, só mamava no peito. Após avaliação, a mãe foi orientada adequadamente pela pediatra, que fez um alerta. “O acompanhamento contínuo é importante para o desenvolvimento saudável de cada criança, para que os pais tenham acesso à informação e façam os filhos crescerem com nutrientes ”, alertou a servidora da Secretaria de Saúde (Sespa).   

 

 

Quem também aproveitou a ação foi Katia Regina (48), que foi consultada por um optometrista. A diarista conta que desde que seu óculos de grau quebrou, comprou um na rua, sem orientação. Após a consulta, Katia recebeu a prescrição de um óculos apropriado. “Há 3 anos minha visão anda embaçada e eu ainda não tinha tido condições de refazer a avaliação. Hoje eu consegui, finalmente”, comemorou a paciente. 

 

Cidadania - Alem das várias ofertas de saúde, a emissão de documentos é um dos serviços mais procurados. A manicure Raquel da Silva (34) trouxe seu filho de 15 anos, portador de necessidades especiais, para atualizar o documento de identidade. “A identidade dele tá muito antiga, e em muitos lugares não aceitam, e como moro aqui perto, trouxe logo ele”, disse a manicure que também aproveitou a oportunidade e fez a solicitação do Passe Fácil, outro serviço disponível gratuitamente no local. 

 

Outra moradora que aguardava atendimento foi Alda Maria (35), sócia de um salão de beleza no bairro. Alda trouxe seus dois filhos e uma sobrinha para emitir o documento de identidade e se surpreendeu com a agilidade do serviço. “Me programei pra demorar, mas foi muito rápido. Me trataram muito bem, achei organizado e consegui fazer o que queria”, disse satisfeita. 

 

Quem aguardava por atendimentos participava de palestras de orientações, programações culturais e música ao vivo, tornando a espera menos cansativa. 

 

 

Na ocasião, marcaram presença as autoridades de Ananindeua, como o vereador Rui Begot, o vice-prefeito Carlito Begot e o secretário de saneamento e infraestrutura, Osmar Nascimento. A deputada estadual Michele Begot e o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Dr. Daniel Santos. 

 

Mais de 46 mil pessoas já foram beneficiadas com serviços gratuitos, em todo o Estado, pela ação integrada de cidadania, que proporciona dignidade e promove qualidade de vida à população.
 

 

Por Nathalia Mota
Fotos: Ana Carla Lima