Início » Noticia » Polos do Pro Paz nos Bairros recebem circuito literário
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Polos do Pro Paz nos Bairros recebem circuito literário

quarta-feira, 31 Maio, 2017

A Fundação Pro Paz promove um circuito literário nos polos do programa Pro Paz nos Bairros paralelamente à programação da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, o maior evento de fomento à leitura do Pará e terceiro no Brasil. Na manhã desta quarta-feira (31) foi a vez do Polo UFPA receber uma série de atividades voltadas para o estímulo da leitura. As crianças atendidas pelo projeto acompanharam uma contação de histórias com a atriz Ester Sá, a mostra e também uma roda de conversa sobre o documentário “Ler de Paixão”, produzido pela TV Cultura do Pará, além de outras ações de incentivo à leitura.

“É fundamental para as nossas crianças e adolescentes este tipo de atividade. Sabemos que a leitura permite que os horizontes se abram, e estas atividades estimulam o gosto e o prazer pela contação de histórias, pelas narrativas literárias, pela poesia. Assim, elas podem perceber que já fazem leituras da realidade, que trazem em si histórias do cotidiano e relatos de pessoas que estão em torno delas”, explicou a pedagoga Regina Silva, coordenadora do polo UFPA do Pro Paz nos Bairros.

A ação também é uma boa oportunidade de envolver as famílias dos alunos nas atividades literárias, apresentando-lhes a biografia e bibliografia do poeta homenageado na Feira do Livro: Mário Faustino. “Estamos falando de uma pluralidade de signos que comunicam sonhos, realidades, felicidades, conjunto de sentimentos concebidos de forma particular por cada indivíduo que se permite a essa aproximação com os livro”, explica Luci Alves, pedagoga responsável pela ação.

Para o pequeno Willian Soter, 12 anos, que assitia com olhos atentos a contação de histórias feita pela atriz Ester Sá, o momento foi de boas gargalhadas e mais vontade de se lançar no mundo da leitura. “Eu já adoro ler os livros de terror da minha escola e achei muito legal esse dia, com contação de histórias e tanta diversão”, comentou.

As ações seguem ao longo da semana nos demais polos do Pro Paz nos Bairros. Além disso, os alunos vão levar apresentações artísticas para a Feira do Livro nesta quinta-feira (1º), apartir das 10h. O Grupo de Dança Caminhos, criado a partir das aulas de dança ofertadas no programa Pro Paz nos Bairros, polo da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará o espetáculo “Pássaro Encantado”, que conta a história de uma menina que ao acordar de um sono profundo conhece um pássaro encantado e, com medo de perder sua amizade, o aprisiona em uma gaiola. Já os alunos do polo apresentarão um coral de vozes.

"Os meninos estão super animados para participar deste evento e os preparativos vão além de ensaios. Eles passam por leituras, redação e escrita de poesias, a partir das histórias que estão sendo contadas aqui. Será um momento muito enirquecedor", acredita Regina.

Por Nathalia Petta