Início >> Noticia >> Pro Paz Enem Digital estreia na Tv Cultura nesta quarta-feira(12)

Pro Paz Enem Digital estreia na Tv Cultura nesta quarta-feira(12)

segunda-feira, 10 Setembro, 2018

O Pro Paz Enem Digital é um programa da Fundação Pro Paz, por meio do Pro Paz Enem, em parceria com o Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino - Seduc e a Cultura Rede de Comunicação (Funtelpa). Em 2018, o programa chega na sua quarta edição.

Serão 27 programas exibidos às quartas, quintas e sextas, sempre às 19h,  com reprises aos sábados dos três programas exibidos durante a semana, sempre às 8h. O programa estreia na próxima quarta (12) e o último será exibido dia 9 de novembro, às vésperas da segunda prova do Enem, as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Cada programa tem a duração de 50 minutos e serão divididos por área de conhecimento: Linguagem e seus códigos (Literatura, Língua Portuguesa, Língua estrangeira e Artes; Ciências Humanas: (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da natureza: (Química, Física e Biologia) e Matemática e seus códigos.

"A parceria com o Pro Paz no Enem Digital é uma parceria vitoriosa porque você colhe de fato resultados. A cada ano temos um número expressivo de estudantes que assistem ao programa e entram nas Universidades do Estado, e mais do que isso, as aulas também estimulam o retorno de outras pessoas para os estudos. Sabemos que muitas pessoas assistem as aulas para relembrar as matérias, os assuntos, então o programa é democrático para todo", destaca Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação.

Adelaide lembra que as aulas serão transmitidas para 115 municípios do interior do Estado que possuem retransmissoras da TV Cultura do Pará. Além disso, internautas também acompanhar os programas por meio da TV Online de Portal Cultura ( http://177.74.1.4/webtv/funtelpa_aovivo/player_tv/tv_funtelpa.html ). Os professores que integram o time do Pro Paz Enem Digital, são o mesmo que compõe o time do Pro Paz Enem , professores da Seduc que ministram os ‘aulões’ pelo Estado, aos finais de semana.

A presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman, enfatiza que o Pro Paz Enem Digital é mais um reforço, a somar com os aulões, que já acontecem desde o primeiro semestre e vai potencializar esses resultados. “No primeiro semestre o resultado já foi muito positivo, agora continuamos percorrendo o Pará levando esta revisão aos alunos. Queremos agora no segundo semestre continuar levando esse reforço para mais alunos e o Pro Paz Enem Digital é a nossa ferramenta de ensino. Os alunos de todo o Estado poderão assistir às aulas pela transmissão da TV Cultura”, ressalta a presidente.

Sobre o Pro Paz Enem:
O Pro Paz Enem é um projeto do Pro Paz Escola que é realizado pela Fundação Pro Paz e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria Extraordinária de Integração de Politicas Públicas (Seeips) e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Em três edições, o programa já atingiu mais de 44 mil alunos na capital e interior do estado. O objetivo do programa é contribuir na preparação para a prova do Enem, principal forma de ingresso nas universidades do país. Só no 1º semestre de 2018 o PPE realizou 25 aulões em 18 municípios atingindo 14.691 jovens em todo Estado. Os aulões continuam neste segundo semestre e seguem até às vésperas da prova do Enem.
As aulas presenciais são gratuitas e para se inscrever basta entrar no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br). O projeto conta também com as apostilas do conteúdo programático sendo oferecidas para download online para quem se inscrever nas aulas. Informações para o Enem 2018 podem ser conferidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (http://portal.inep.gov.br).

Por: Emanuele Corrêa (colaboração Bruno Magno)