Início >> Projetos >> Geral >> Noticias >> Secretários inauguram UIPP em Rio Maria e escritório da Emater em Xinguara

Secretários inauguram UIPP em Rio Maria e escritório da Emater em Xinguara

(Agência Pará de Notícias)

Fotos: Eliseu Dias/ Ag. Pará

A inauguração de uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) em Rio Maria, e a inspeção a obras de pavimentação de vias e a inauguração de um escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Xinguara marcaram a agenda de trabalho dos secretários de Gestão, Adnan Demachki, de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, David Leal, nestes dois municípios do sul do Pará, nesta sexta-feira (26). O delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, também participa da comitiva.

“Hoje nós inauguramos uma Unidade Pro Paz, resultado da reforma e ampliação da delegacia já existente em Rio Maria. Em Xinguara nós também já conversamos com a prefeitura para iniciar o mesmo trabalho. No entanto, o mais significativo não é o prédio em si, pois temos construído muitas outras unidades iguais a essa – entre construções eu posso citar que existem 75 em andamento, sendo mais de 30 já entregues – ou seja, quase em todos os municípios nós temos uma unidade nova ou uma unidade reformada e ampliada. Acreditamos que o mais importante é o conceito, a filosofia de trabalho que estamos nivelando em todo o Pará. Aqui, em Rio Maria, já conversamos com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e vamos implementar o serviço de integração não só das polícias Civil e Militar, mas também com um núcleo de mediação de conflitos, para que antes que se chegue ao atendimento policial o caso passe pela assistente social na mesma unidade, e daí ela poderá referenciar a pessoa para qualquer um dos atendimentos especializados. Esse trabalho também estará integrado com os conselhos tutelares e as unidades de saúde”, explicou o secretário Luiz Fernandes.

Em Xinguara, a comitiva do Governo do Estado inspecionou obras de pavimentação de 14 quilômetros, em 22 ruas e avenidas, que beneficiarão grande parte da população do município - atualmente com 41.382 habitantes.

A equipe também inaugurou o escritório da Emater em Xinguara. De acordo com o secretário David Leal, a instalação deste escritório é estratégica para o agronegócio na região. “A Emater, hoje, está presente nos 144 municípios e tem feito um trabalho muito importante com a agricultura familiar. Nós acreditamos que Xinguara tem uma vocação muito grande para o agronegócio, especialmente para a pecuária. Temos técnicos muitos bons e experientes, que podem dar uma grande contribuição para que esses pequenos agricultores possam ser qualificados e possam agregar mais valor a produtos como o leite. Inclusive fizemos a entrega ontem (25) de 15 tanques de resfriamento de leite para atender 1.000 famílias da região sul do Pará, em Redenção. Isto possibilitará que este produto seja feito com mais qualidade e, ao mesmo tempo, ganhe uma valorização de 25% no preço final”, informou o secretário.

Texto:
Diego Andrade