Início » Noticia » Seminário debate ação conjunta entre ParáPaz e Santa Casa
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seminário debate ação conjunta entre ParáPaz e Santa Casa

quinta-feira, 16 Maio, 2019
Um Seminário realizado na Fundação Santa Casa do Pará com as equipes da ParáPaz e também do hospital discutiu, na quarta-feira (15), sobre o trabalho integrado entre as instutições para o atendimento às vítimas de violência sexual. O evento buscou mostrar, por meio de exemplos, a força dos profissionais no enfrentamento da questão da violência contra crianças e adolescentes.
 
Para Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz, o trabalho realizado na Santa Casa é primoroso e o desafio do ParáPaz hoje é manter o que já se faz e avançar ainda mais. "Quero agradecer, em nome da Fundação ParáPaz e do Governo do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Pará pelo apoio e mobilização para este evento, que visa o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A Santa Casa tem uma importância vital nesse trabalho interdisciplinar de ajuda as vitimas de abuso sexual resgatando a saúde, a valorização humana e a cidadania dessas pessoas”, explica Ray. “A partir desse momento pretendemos estar ainda mais presentes na Santa Casa para multiplicar o número de pessoas engajadas no combate ao abuso sexual, garantindo o direito dessas crianças e adolescentes”, complementou.
 
A palestrante Vilma Hutim (Pediatra Neonatologista, Psicóloga e integrante do ParáPaz) falou da semana de combate a violência contra a criança e adolescente que acontece até o próximo sábado (18), em vários locais promovida pela Fundação ParáPaz, Secretaria Estadual de Saúde - SESPA, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMP, Secretária de Segurança Pública - SEGUP e outras organizações não governamentais. “Não fazemos ações somente em hospitais, também realizamos ações em escolas, comunidades, igrejas, universidades e em vários momentos somos solicitados para prevenir e informar tanto a sociedade, quanto os profissionais da educação, saúde e segurança, para que aprendam a identificar e lidar com essa situação de violência”, explica.
 
A residente de enfermagem, Adrielle Lira, disse que o evento é importante para qualquer profissional. “A gente sabe que aqui no Pará, e principalmente na região metropolitana, há incidência de abuso sexual infantil e adolescente. Além da violência contra a mulher que é bem alta, e por isso é importante estarmos atentas a este tema e tentar entender as estratégias para combater isso. No processo da residência conseguimos avançar no atendimento à mulher e criança vítimas da violência, mas é importante avançar na questão da prevenção”, reforça Adrielle.
 
ParáPaz – É uma Fundação pública do Governo do Pará responsável pela coordenação, articulação e integração das políticas públicas voltadas à infância, adolescência, juventude e às pessoas em situação de vulnerabilidade social, atuando por meio de ações de prevenção, redução e solução de conflitos, com a promoção da cultura de paz no Estado do Pará. 
 
Por Helder Guimarães