Início >> Noticia >> UIPP Terra Firme é espaço de convivência com a comunidade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

UIPP Terra Firme é espaço de convivência com a comunidade

quarta-feira, 12 Setembro, 2018
A cultura de paz é também levar até a comunidade o pertencimento, o empoderamento, a esperança e a participação efetiva nas políticas públicas do seu bairro, da sua cidade, do seu estado e até do seu país. Hoje, com muita alegria, celebramos com a comunidade da Terra Firme em festa, a reforma e recuperação da nossa UIPP Terra Firme, que desde 2011, quando foi inaugurada como modelo pioneiro de gestão que integra comunidade e segurança pública em uma espaço harmônico, tem transformado a vida de muita gente. Aqui todos os dias muitos jovens, crianças, adolescentes e suas famílias tiveram acesso a atividades de arte, esporte, cultura, lazer, capacitações, rodas de conversa e serviços públicos e puderam transformar um pouco a sua vida e levar a paz aos seus lares. Fica o nosso convite para que a comunidade busque os serviços do espaço, que são para toda família! Queremos continuar cuidando desse espaço que a comunidade abraçou, num gesto fraterno e verdadeiro de união, mostrando que poder público e comunidade são um só na luta por uma vida melhor. #eusoupropaz #uippterrafirme #propaznosbairros #eusouapaz
 
Um espaço compartilhado entre cidadãos e poder público de forma harmônica, é assim o dia-a-dia da UIPP Terra Firme em Belém. A unidade foi entregue na manhã desta quarta-feira (12) novamente a comunidade após uma reforma que investiu R$ 112.899,57 e garantiu revitalização do espaço e compra de mobiliário. A UIPP Terra Firme foia implantada em 2011 para integrar políticas públicas de segurança e a comunidade numa concepção de fortalececimento dos laços familiares e da democracia, propiciando espaços de protagonismo de adolescentes, jovens e suas famílias na construção coletiva da Cultura de Paz e redução da violência. 
 
“O que a gente vê hoje aqui, sete anos após a inauguração da unidade, é um sentimento de pertencimento da comunidade com o espaço. Quando a unidade foi entregue, em 2011, a população não sabia bem como utilizar o espaço e nós construímos juntos com as pessoas do bairro. Isso com certeza fez com que a população participasse ativamente das atividades de arte, esporte, cultura e lazer que acontecem aqui diariamente”, pontuou a presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman. 
 
Para o secretário de segurança pública, Luiz Fernandes, que esteve visitando o espaço, o modelo de gestão da UIPP Terra Firme é referência e mostra muito bem a importância da integração entre comunidade e segurança pública. 
 
“As UIPPS são uma referência para o cidadão e mostram o quanto o bairro melhorou com a chegada do espaço e a forma com que a comunidade se apropriou dele. Não é a instalação em si que é importante mas o fato de a comunidade ter abraçado essa política”, destacou o secretário. 
 
Laísce Rodrigues, 18 anos, faz parte do grupo de Jiu Jistu que treina na quadra da UIPP e frequenta o espaço há um ano e diz que as atividades esportivas são essenciais para sua formação diariamente. “Esse espaço é muito importante para nossa comunidade. Aqui a gente vê crianças, adultos, idosos, pessoas que estavam ociosas em casa, sempre desenvolvendo uma atividade, aprendendo algo novo, isso faz um diferença”, acredita a estudante. 
 
A dona de casa Maria Nina Araújo, 61 anos, estava com um grupo de mães expondo os produtos de artesanato que elas desenvolvem com técnica aprendida em um curso oferecido pela Fundação Pro Paz e Núcleo de Articulação Cidadão para as famílias da UIPP. “Fizemos este curso de doces e cartilagem, trabalho artesanal feito com papel, e agora estamos nos unindo para formar uma cooperativa ou associação e começar a vender nossos produtos. A UIPP mudou nossa comunidade a gente se sente mais segura, a gente sabe aonde buscar ajuda e aqui sempre há uma atividade para nossas famílas”, completou. 
 
Serviço: 
As atividades na UIPP são para crianças de 8 a 13 anos e acontecem pela parte da manhã. São ofertadas aulas de futsal, basquete e informática inicialmente. Para matricular basta ir até a UIPP na Avenida Celso Malcher , s/n - Terra Firme, Belém - PA levando declaração escolar, declaração médica, cópia da Certidão de Nascimento, foto 3x4, cópia do RG do responsável e comprovante de residência.