Início » Noticia » Pro Paz encerra colônia de férias e anuncia criação de polo no bairro Tenoné
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz encerra colônia de férias e anuncia criação de polo no bairro Tenoné

Cerca de 700 crianças e adolescentes de seis bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB) participaram do encerramento da colônia de férias do Pro Paz, que ocorreu de 13 a 30 de julho, com o objetivo de ofertar atividades de educação, arte, esporte e lazer no período de férias escolares. Os bairros contemplados com o projeto foram Tenoné, em parceria com a Associação dos Servidores da Polícia Federal (ASPF); Terra Firme, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP); Guamá e Icuí, também nas UIPPs; Jurunas, na Comunidade Básica do Jurunas (Cobajur), e UIPP do Distrito Industrial, no município de Ananindeua.

Apresentações de hip hop, jogo de futebol, oficina de skate e aulas de primeiros-socorros foram algumas das atividades levadas aos 350 alunos do Tenoné. Nas UIPPs do Distrito Industrial, Terra Firme e Guamá, foram ofertadas práticas de hip hop, dança, brincadeiras e jogos educativos a um total de 240 alunos. No Jurunas, 105 crianças e adolescentes participaram de aulas de informática, dança, teatro e práticas esportivas.

Para Edileuza Carvalho (39), que matriculou os dois filhos, Vitória e Vitor Carvalho, de 14 e 16 anos, nas atividades do Tenoné, a colônia foi fundamental, pois eles não viajaram e puderam aproveitar as férias na capital. “Essa atividade no nosso bairro foi muito importante, pois temos aqui muitas crianças carentes, que não têm condições de viajar. Meus filhos tiveram oportunidade de participar das oficinas de hip hop e ficaram encantados, já que gostam muito de dançar”, contou a dona de casa.

O skatista paraense Caio Pamplona, 20 anos, recém-chegado do Maranhão, onde conquistou o terceiro lugar no Campeonato Rede Nordeste de Skate, foi uma das atrações no encerramento da colônia do Tenoné. Ele mostrou um pouco do que aprendeu nos 13 anos de experiência no esporte.

“Hoje em dia a criançada está precisando de novas experiências esportivas a prática do skate tem chamado muito a atenção do mundo todo. O que um dia foi considerado um esporte de periferia, hoje ganhou o mundo e a admiração da juventude. Além do mais, é uma atividade que exige muita dedicação, concentração e ajuda a gastar muita energia, que esses jovens têm de sobra. Estou muito feliz por estar aqui e me dedicar a um projeto bonito que leva a marca do Pro Paz e tem um olhar diferente para as comunidades mais carentes”, declarou o atleta.

A coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Fabize Muínhos, considerou a colônia do Tenoné um sucesso. “Encontramos uma comunidade ativa, crianças participantes e muito dispostas a aprender e se divertir. A equipe deu um show, e integramos pessoas da própria comunidade no processo educativo, com oficinas de pipa e outras brincadeiras”, detalhou.

Por conta do sucesso das atividades da Colônia de Férias, a Fundação Pro Paz decidiu criar um novo polo no bairro, anunciou a coordenadora do projeto. “Criamos essa colônia com a expectativa de atender 150 crianças e conhecer um pouco a realidade do bairro, e a participação maciça das pessoas do Tenoné foi determinante para que a presidência do Pro Paz tomasse essa decisão de criar aqui um polo em definitivo no bairro, com atividades regulares, como nos outros cinco polos já em atividade na Região Metropolitana de Belém”, reiterou.

Nil Muniz
Fundação Pro Paz