Início » Noticia » Alunos do Pro Paz nos Bairros fazem testes para companhia de dança
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Alunos do Pro Paz nos Bairros fazem testes para companhia de dança

A companhia Ana Unger faz, até sexta-feira (27), audições com alunos do polos do Pro Paz nos bairros em Belém, em busca de futuros bailarinos.

Os alunos do Pro Paz Mangueirão participaram, na última quarta-feira (25), de uma audição, feita pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) em parceria com o Centro de Dança Ana Unger, com o objetivo de selecionar jovens para participar de espetáculos produzidos pela companhia. A atividade também promoveu uma interação entre os participantes do programa e os alunos do centro de dança, garantindo melhor formação para os jovens e revelando novos talentos.

Os alunos selecionados receberão aulas de dança na companhia e participarão do espetáculo “Um Sonho de Valsa”, que será apresentado em dezembro, no Theatro da Paz. Todos os alunos que participaram do teste foram avaliados pela diretora da companhia, a bailarina Ana Unger, que elogiou o desempenho e a força dos jovens que participaram da seletiva. Ela disse que audições como a feita no Mangueirão ajudam a buscar novos talentos para a dança.

“Com esse trabalho social que estamos fazendo em parceria com o Pro Paz e o IAP, conseguimos conhecer futuros dançarinos profissionais. A proposta é fazer um intercâmbio para que os jovens do Pro Paz possam ter uma integração maior com os nossos alunos, ampliando a formação de novos bailarinos”, afirmou, frisando que a parceria com o Pro Paz e o IAP possibilita que as produções da companhia não fiquem restritas apenas aos alunos próprios do centro.

“Em 15 anos, fizemos muitas produções com diversos profissionais. Queremos transformar as vidas dessas crianças por meio da dança. Esse trabalho feito aqui no Pro Paz é maravilhoso e oferece uma oportunidade para as crianças. Com essa parceria, quem sabe não possamos ter professores ou bailarinos com formação, pois muitos têm uma força de vontade muito grande e um talento impressionante”, declarou Ana Unger.

Perspectivas – Quase todos os alunos que estavam na fila para avaliação aguardavam com grande expectativa a hora da apresentação. Era o caso da jovem Larissa Vitória, 13 anos, que aprendeu todos os movimentos de dança nas aulas com os professores do Pro Paz Mangueirão. “Estou um pouco nervosa porque nunca havia me apresentado para uma pessoa tão importante, mas tenho certeza de que tudo vai dar certo”, disse.

Apesar da grande responsabilidade, alguns jovens demonstraram muita tranquilidade antes do teste. O jovem David Alves, 16 anos, é aluno do Pro Paz Mangueirão desde o início deste ano. Ele estava confiante com a audição. “Não estou nervoso, estou confiante de que vou fazer uma boa apresentação, porque aqui aprendi muito de dança, desde o hip hop, balé e dança clássica”, destacou.

A gerente de Artes Cênicas do IAP, Sônia Massoud, afirmou que a parceria possibilita que os alunos do Pro Paz nos Bairros participem de grandes espetáculos, e que essa audição é um reconhecimento do trabalho feito pelo Pro Paz e IAP para crianças e jovens.

“Ficamos muito felizes em ver as crianças sendo avaliadas pela Ana Unger, que é uma referência na dança. Temos talentos tanto no balé quanto na dança urbana. Já foram feitas audições em outros polos do Pro Paz e tivemos aluno que se saiu tão bem, que já conseguiu até bolsa integral no Centro de Dança Ana Unger. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”, declarou.

O Pro Paz Mangueirão foi o terceiro polo a ser visitado pela equipe da Companhia Ana Unger. Os polos da Sacramenta e Universidade Federal do Pará (UFPA) já receberam a equipe, que nesta quinta-feira (26) chegou para os alunos do polo localizado no Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará (Iesp), em Marituba. As audições terminam sexta-feira (27), no polo do Pro Paz localizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz